WhatsApp vs Telegram: qual consome mais dados durante uma chamada de vídeo?

Compartilhe

Hoje em dia, temos o smartphone, mas uma das últimas coisas que utilizamos nele é a parte do “phone”. Telefonar para alguém pela rede de dados tradicional se tornou algo raro, e isso em uma era onde todas as operadoras oferecem chamadas ilimitadas em praticamente todos os seus planos. Ou seja, falar com alguém pelo telefone ficou muito mais fácil.

Porém, a evolução tecnológica ofereceu outras alternativas para os usuários. WhatsApp e Telegram apareceram como a solução ideal para que qualquer pessoa possa se comunicar com amigos, familiares, colegas de trabalho, estudo, interesses comerciais e outras finalidades. E isso acontece por outras vias que não envolvem necessariamente as chamadas telefônicas: conversas por texto ou mensagens de áudio são os métodos preferidos para a comunicação nas duas plataformas.

Mas o que realmente ganhou impulso no ano de 2020 (e por motivos bem óbvios, que todos sabem quais são) é a comunicação através das chamadas de vídeo, um elemento que aproximou de forma singular as pessoas em diferentes pontos do planeta.

Este ano maluco mostrou para todos que as chamadas de vídeo são a melhor forma para manter um contato mais direto com as pessoas que estão longe de nós, pois a comunicação se torna mais pessoal e humanizada. Por isso (e por vários outros motivos), milhões de usuários ao redor do planeta passaram a utilizar essa via de comunicação.

E como os pacotes de dados não são ilimitados no Brasil (infelizmente), é importante você saber entre o WhatsApp e o Telegram, os dois aplicativos de comunicação instantânea mais populares da atualidade, qual consome um maior volume de dados durante as chamadas de vídeo.

 

 

 

Qual consome mais dados durante uma chamada de vídeo?

 

 

Tanto o WhatsApp como o Telegram contam com um recurso de chamadas de vídeo em tempo real, e como você já deve saber a esta altura do campeonato, esse é um recurso que naturalmente consome um enorme volume de dados. Normalmente utilizamos esse recurso quando contamos com uma boa conexão WiFi, mas quando os dados da rede móvel são utilizados, você precisa ter pelo menos uma ideia de quanto cada plataforma consome.

Afinal de contas, você não quer ficar sem internet por causa das chamadas de vídeo que você faz todos os dias para a sua namorada, principalmente quando você precisa receber aquela bronca bonita do seu chefe por algo que você deixou de fazer.

Dito isso, no consumo de dados nas chamadas de vídeo, o Telegram tem um gasto menor que o WhatsApp: enquanto que o aplicativo do aviãozinho de papel consome 10 MB por minuto, o app do telefone verde gerenciado pelo Facebook gasta em torno de 15.6 MB.

Ou seja, o WhatsApp tem um consumo de aproximadamente 45% a mais de dados que o Telegram, algo que conta muito a favor do segundo aplicativo. Lembrando que esta função era exclusiva do WhatsApp até pouco tempo atrás.

De qualquer forma, mesmo com um consumo menor de dados, o Telegram tem uma qualidade de imagem excelente, nítida e, para algumas pessoas, muito melhor que a do WhatsApp. Vale a pena experimentar.

 

 

Via Fayerwayer


Compartilhe