Não deveria ser uma surpresa para ninguém a notícia que o WhatsApp finalmente vai começar a bloquear as contas que estão utilizando uma versão não oficial do aplicativo de mensagens. Isso estava bem claro há muito tempo, mas até então o Facebook não havia se posicionado de forma tão clara.

Agora, é oficial. Se você utiliza um aplicativo de terceiros, eventualmente você pode ter o acesso à sua conta bloqueado. Se você recebe recentemente uma mensagem afirmando que a sua conta foi bloqueada temporariamente, muito provavelmente o motivo é esse.

Se este for o caso, existe uma forma bem simples para desbloquear a sua conta do WhatsApp: desinstale o aplicativo não oficial que você está utilizando em seu smartphone, e faça o download e instalação do app oficial, e volte a utilizar o serviço com o seu número.

Os aplicativos não compatíveis (ou não oficiais, ou alternativos, ou piratas… entendam como quiser) como WhatsApp Plus e GB WhatsApp, são versões alteradas do aplicativo oficial. Tais alterações são feitas por outros desenvolvedores, e violam de forma direta os termos de uso do serviço.

O argumento para o WhatsApp não permitir que terceiros realizem alterações no seu código é porque tais apps não permitem a validação das práticas de segurança da plataforma. Um argumento até válido, pois não dá para saber quais outros códigos esses desenvolvedores de terceiros podem inserir no aplicativo modificado. Além disso, o app modificado não recebe os certificados do Google Play que reforçam esse aspecto de segurança.

Pelo menos por enquanto, o castigo não é permanente. A única forma de voltar a usar a conta do WhatsApp normalmente é voltando para o aplicativo oficial. Porém, não dá para confiar na eterna benevolência de Mark Zuckerberg, e o que pode ser um bloqueio temporário pode se transformar em um banimento em definitivo. Algo que também está previsto nos termos de uso do WhatsApp.

Mas até agora não foi aplicado. Mas você não vai querer arriscar, ainda mais considerando a falta de segurança que os apps alternativos podem conter.

Certo?

 

Via WhatsApp