Compartilhe

Muita gente usa o WhatsApp (quase todo mundo, na verdade), e a enorme dependência criada em relação a este aplicativo faz com que os cibercriminosos invistam tempo e recursos para enganar os usuários. Diante disso, o app deve trazer em breve novas medidas para o gerenciamento de contas nas versões para iOS e Android.

 

 

Como o WhatsApp se prepara para combater os roubos de contas?

Uma nova função foi encontrada na versão beta do WhatsApp onde caso alguém tente iniciar sessão ou mudar o número da conta para outro número, uma mensagem adicional de alerta é enviado para o titular da conta.

Não é coincidência que o novo recurso entrou em testes logo depois que o WhatsApp anunciou a chegada em breve da compatibilidade de inícios de sessão simultâneos em múltiplos dispositivos. Até agora, o app se limitava a enviar de forma direta o código de verificação para o novo dispositivo. Ou seja, em caso de hackeamento do telefone ou do cartão SIM, tal procedimento facilita o roubo da conta, sem deixar rastros.

 

 

Por outro lado, ainda é estranho que a notificação fique no plano meramente informativo, sem oferecer um recurso de verificação em dois passos. Na prática essa novidade não serve para nada, a não ser para deixar você ciente que estão tentando roubar a sua conta, de modo que ainda estamos dependentes da configuração em dois passos ativa de forma prévia para evitar o pior, sem contar com alguma forma do WhatsApp saber que é você quem está tentando evitar esse roubo.

Em compensação, ao receber essa mensagem de alerta, é possível reverter o acesso alheio mesmo depois de perder o acesso à conta em nosso dispositivo. Mesmo assim, o alerta não oferece uma segurança real na hora de manter nossos dados e conversas a salvo de roubo.

De qualquer forma, o WhatsApp deixa claro que a mensagem de alerta normalmente aparece quando outro usuário digita o seu número errado ao tentar inserir o seu próprio número de telefone para registro da conta em um dispositivo.

 

 

O que eu realmente acho dessa medida?

Para resumir em uma palavra? Placebo.

Para resumir em uma metáfora? Tem o mesmo efeito prático de tentar combater a gripe com M&Ms.

Para emitir uma opinião séria? É pouco, WhatsApp. Sem um dispositivo que evita o roubo imediato da conta, onde apenas o alerta se faz presente, não vai adiantar em absolutamente nada. Ser alertado que vou ser atropelado e não conseguir desviar do carro não resolve muita coisa para mim.

 

Via WABetaInfo


Compartilhe