instagram

Instagram e WhatsApp caminham por estradas diferentes, mas pertencem ao mesmo dono: Mark Zuckerberg. E cada app rende dinheiro ao seu dono. Porém, qual gerou mais lucros ao Facebook até agora?

Se você usa os dois aplicativos, talvez já imagina qual é a resposta: com US$ 1 bilhão por ano, o Instagram é o aplicativo que mais dinheiro rende ao Facebook.

E isso acontece mesmo com o WhatsApp contando com mais usuários (1.3 bilhão de usuários mensais, contra 300 milhões do Instagram).

Isso só aconteceu porque o WhatsApp não foi monetizado. No Instagram é possível encontrar publicidade. Sem falar que o WhatsApp se tornou 100% gratuito, abandonando o sistema de assinaturas depois da compra pelo Facebook.

Porém, isso pode mudar a médio prazo.

O Facebook sabe que o WhatsApp pode ser uma mina de ouro quando monetizado corretamente. Porém, a empresa se recusa a incorporar anúncios no aplicativo, para o bem dos usuários.

Outras ideias são desenvolvidas para que o WhatsApp ganhe dinheiro. Uma delas é cobrar as empresas para um serviço especial de comunicação com seus clientes (WhatsApp Business) e a outra é implementar pagamentos (envios de dinheiro), no estilo do WeChat.

Agora, a pergunta que fica é: o WhatsApp pode ganhar mais dinheiro que o Instagram sem publicidade.

O tempo vai responder.

 

Via Forbes