Wannawiki

 

O WannaCry segue ativo, com muitos usuários afetados com dados bloqueados em diferentes versões do Windows. Algumas ferramentas podem ajudar, e os softwares Wannakey e Wannawiki prometem solucionar esse grave problema, e dispensando o pagamento de resgate dos seus dados.

98% dos computadores afetados pelo WannaCry contam com alguma versão do Windows 7, e mesmo com a correção para o Windows XP, menos de um em cada 1000 usuários afetados contava com esse sistema operacional.

 

 

O Wannawiki e baseado no Wannakey, orientado para os equipamentos baseados no Windows XP, com a vantagem de poder decodificar os dados de equipamentos afetados baseados no Windows XP, no Windows 7 e Windows 2003, e provavelmente com outras versões como Vista, Server 2008 ou Server 2008 R2.

A ferramenta foi desenvolvida por Matt Suiche, um dos especialistas de segurança que mais informações publicou sobre o WannaCry, e foi validada pela Europol.

 

 

O segredo do aplicativo é que ele se aproveita de algumas debilidades da Microsoft Cryptographic Application Programming Interface, o sistema que o WannaCry e outros aplicativos Windows utilizam para codificar e descodificar arquivos.

Os afetados pelo problema podem fazer o download para tentar solucionar o problema, desde que o computador infectado ainda não tenha passado pela reinicialização depois da infecção. É recomendado aplicar o utilitário o quanto antes para solucionar o problema.

A validade da ferramenta é limitada (obviamente) após uma infecção do PC em poucos dias. Se o seu equipamento foi infectado recentemente, há uma grande chance dele ser salvo.

 

Via ArsTechnicaWanakiwi