VPN: o que é, e por que você deve usar

Compartilhe

Praticamente tudo o que fazemos hoje está na internet, com dados de milhões de usuários na rede. E a proteção de dados online é um tema que preocupa cada vez mais. Por isso, novas ferramentas como as VPN (Virtual Private Network) aparecem para ajudar a aumentar essa segurança e privacidade nos dados.

VPN significa segurança e liberdade para o usuário. No passado, eram utilizadas apenas pelas empresas que queriam proteger seus dados. Porém, os usuários domésticos passaram a utilizar essa camuflagem formada por servidores próprios, para mascarar o IP do usuário e dificultando o rastreamento de sua identidade.

 

 

Motivos para usar uma VPN

 

 

Existem várias soluções de VPN disponíveis no mercado. Todas são ferramentas que oferecem uma conexão à internet mais forte e segura, garantindo um maior anonimato. Seu sofisicado sistema de segurança alerta o usuário se a conexão cai por qualquer motivo, permitindo assim saber a qualquer momento qual é o nível de segurança daquela conexão. Também podemos encontrar mais informações em função dos objetivos desejados, e assim a segurança do usuário aumenta consideravelmente.

A VPN usa um sistema que previne os ataques informáticos, uso indevido de dados ou roubo de informações, entre outros mecanismos de segurança. Permite o acesso a portais e sites de todo o mundo, esquivando a censura e a proteção de dados. Além disso, a VPN entrega uma boa relação custo-benefício.

Para quem usa uma rede WiFi aberta, a exposição aos piratas cibernéticos é muito maior. A VPN cria um túnel de codificação que evita os ataques e o uso indevido de dados por terceiros. O anonimato é essencial em alguns aspectos, mas uma das vantagens mais importantes da VPN é a segurança do usuário, que fica invisível para acessar mais opções de produtos e serviços na web.

Em alguns países, os governos censuram determinados conteúdos que, através da VPN, podem ter essa censura burlada. A grande vantagem desse método é a garantia de poder acessar tudo o que existe na internet em equidade de condições. Filmes e séries inéditas no país, documentos protegidos ou preços reais de produtos em outros países são apenas alguns exemplos do que a VPN pode oferecer para você.

No final das contas, recomendamos fortemente o uso da VPN para os usuários que não querem se limitar no consumo de conteúdo na internet, e para quem quer uma maior segurança nos seus dados. A ferramenta funciona, mas vale a pena fazer uma boa pesquisa prévia para descobrir quais são as plataformas de VPN de maior prestígio e conceito no mercado, para evitar uma exposição de dados ainda maior.


Compartilhe