VoNR, o futuro das chamadas de voz e vídeo em 5G | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia VoNR, o futuro das chamadas de voz e vídeo em 5G | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Tecnologia | VoNR, o futuro das chamadas de voz e vídeo em 5G

VoNR, o futuro das chamadas de voz e vídeo em 5G

Compartilhe

As chamadas VoNR (Voice Over New Radio) oferece algumas vantagens em relação às redes 4G atuais, e grandes protagonistas do setor estão interessados em fazer com que essa tecnologia chegue ao mercado o quanto antes.

 

 

 

O que é o VoNR (Voice Over New Radio)

 

 

O VoNR é uma solução de voz e vídeo que usa a infraestrutura da rede 5G SA (diferente da LTE e VoLTE), de modo que apenas um smartphone compatível com essa rede pode utilizá-la (lembrando que boa parte dos telefones 5G disponíveis no mercado só são compatíveis com as redes NSA).

O formato promete uma menor latência, melhor qualidade de som e maior qualidade de imagem. Ou seja, chamadas de voz e vídeo em 5G, da mesma forma que o VoLTE são chamadas de voz nas redes LTE.

Desse modo, um dispositivo não precisa se conectar apenas na rede 4G para fazer chamadas de voz (em 5G, via VoNR). Esse acesso NR independente vai permitir que a nova rede 5G possa suportar serviços de chamadas de voz nativas para smartphones compatíveis, onde os provedores poderão oferecer um serviço melhorado para os consumidores e usuários empresariais nos serviços de voz e banda larga móvel.

 

 

Ericsson e MediaTek são os principais protagonistas históricos do VoNR. Porém, é a Huawei que recebe destaque agora, pois realizaram a primeira chamada com a nova rede de rádio no mundo, utilizando dois smartphones Huawei Mate 20X 5G em uma rede SA.

Por outro lado, Ericsson e MediaTek realizaram testes de chamadas VoNR com o chip Dimensity 1000 da MTK. Além das duas, Qualcomm e ZTE também realizaram uma chamada VoNR no começo de 2020, e q Qualcomm vai oferecer suporte à nova tecnologia no Snapdragon X60, seu primeiro modem de 5 nanômetros, enquanto que a MediaTek tem o seu novo processador Dimensity 1000L praticamente pronto, onde a OPPO deve ser a primeira a lançar telefones com esse padrão de rede.

 

 

 

Uma solução que promete ser mais segura e com menos intermediários

 

 

O 5G está expandindo aos poucos, e o VoNR é uma das tecnologias associadas que vai evoluir com essa expansão no mercado. Porém, além do hardware disponível, é preciso que as operadoras comecem a implementar o serviço. Um cenário similar ao que aconteceu com o VoLTE.

As chamadas VoNR prometem uma conexão “quase instantânea”, podendo obter videochamadas em alta definição de forma rápida e sem cortes. Mas além de toda essa promessa de qualidade, as comunicações diretas em 5G VoNR também prometem ser mais seguras que as soluções de videochamadas atuais, onde existem intermediários e capas de software e gerenciamento de dados adicionais.

É sempre relevante conhecer novas tecnologias, mas também é preciso deixar claro que essa é uma tecnologia em desenvolvimento, que tem uma margem de melhora muito longa. Muito depende da expansão das redes 5G, além de um maior volume de smartphones compatíveis com as redes 5G SA no mercado.

Os grandes fabricantes estão apostando nessa proposta, para que em breve eles possam oferecer dispositivos 5G SA ao seu catálogo. Mas insistimos que o caminho para um VoNR materializado como realidade em nossas vidas é bem longo. Logo, tenha um pouco de paciência, e continue a acompanhar as notícias aqui no blog.

 

 

Via Venturebeat, GlobeNewsWire, Huawei, RCWireless


Compartilhe