Compartilhe

O mundo do automóvel está se convertendo em elétrico, mas isso não impede que se dê saltos para o passado. a Volkswagen, em parceria com a eClassics, redesenhou o mítico Volkswagen T1 Samba Bus de 1966 (mais conhecido no Brasil como Kombi), que agora é um veículo elétrico.

O novo e-BULLI mantém praticamente o mesmo desenho do original, algo importante para um veículo que marcou época. A eClassics é uma empresa alemã dedicada à conversão dos veículos para elétricos, e fez a conversão para as variantes T1, T2 e T3.

 

 

 

A Kombi agora funciona com Bluetooth

 

 

Essa é uma evolução natural da indústria automotiva, e uma revitalização de um veículo que ficou muito conhecido lá fora por ser um dos símbolos do movimento hippie dos anos 60 (no Brasil, os feirantes tornaram a Kombi um item eternizado). O nome e-BULLI tem como origem um dos apelidos para o veículo que foi chamado nos Estados Unidos de ‘hippie-van’.

A nova versão melhora a sua potência e muda a tecnologia do motor, que passa a ser um elétrico de 82 cavalos/65 kW, com 156 lb-ft de torque. O novo motor é alimentado por um pacote de baterias de 45 kWh, que promete uma autonomia de 200 km por carga, recarregando 80% de sua capacidade em 40 minutos. Sua velocidade máxima é de 130 km/h, que são limitados eletronicamente.

 

 

Outras mudanças que o novo modelo recebe são os freios a disco e os faróis de LED. A antiga alavanca de marchas no volante foi eliminada, e a mesma agora está na parte inferior central, junto ao painel com os botões de liga/desliga, modo de condução e ar-condicionado. Porém, o enorme volante foi preservado.

Além da fidelidade estética, o seu interior não foi invadido com muitas tecnologias e características modernas. Não há grandes telas touch ou retrovisores via câmeras. A simplicidade reina no produto, e a central de controle com apenas um dial para a velocidade inclui um pequeno LCD, além dos habituais indicadores.

 

 

Também está mantido o rádio no centro, mas não é um rádio para fitas cassete, e sim um reprodutor de música via Bluetooth que pode ser sincronizado com um smartphone ou dispositivo compatível. Um aplicativo oferece parâmetros e estatísticas em tempo real sobre o veículo.

 

 

 

Preço e disponibilidade do Volkswagen e-BULLI

 

 

O veículo tem vendas limitadas, e está disponível nesse momento apenas na Alemanha. Seu preço inicial sugerido é de 64.900 euros, mas se você quiser transformar a sua Kombi, é possível comprar o kit de conversão, que pode variar de acordo com aquilo que você quer colocar no veículo. Sua produção começa em 2022.

 

 

 

+info


Compartilhe