Volkswagen cria robô que carrega sozinho os carros estacionados na garagem | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Volkswagen cria robô que carrega sozinho os carros estacionados na garagem | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Tecnologia | Volkswagen cria robô que carrega sozinho os carros estacionados na garagem

Volkswagen cria robô que carrega sozinho os carros estacionados na garagem

Compartilhe

Um dos problemas dos carros elétricos é encontrar pontos de recarga de forma adequada. E a nova ideia da Volkswagen pode resolver em partes esse problema: um robô que percorre uma garagem, recarregando os carros elétricos a pedido do condutor, de forma autônoma.

Algumas cidades brasileiras já estão recebendo pontos de recarga para carros elétricos, o que é algo mais do que natural para o deslocamento urbano. Porém, o que fazer com os carros elétricos dentro de uma garagem de um prédio ou condomínio, onde as tomadas não são tão acessíveis?

E eu sei o que você está pensando… não dá para levar o carro para o apartamento. Eu também pensei nisso, mesmo achando essa ideia um tanto quanto absurda.

Por isso, o robô idealizado pela Volkswagen é menos absurdo que o pensamento em levar o carro para o apartamento.

 

 

Transformando (quase) qualquer estacionamento normal em elétrico

O robô é um conceito da Volkswagen e funcionaria de forma completamente autônoma, fazendo uso de pacotes de baterias intercambiáveis. Ou seja, o robô leva a bateria carregada até o seu carro e realiza a troca em seu veículo, levando a bateria descarregada para uma estação base de recarga.

Este tipo de robô de recarga pode ser crucial no futuro “em diferentes instalações de estacionamentos com vários andares ou subterrâneos, já que a infraestrutura de recarga vai até o carro, e não o contrário”. E aqui está resolvido o problema da tomada, seja no estacionamento ou no quinto andar onde você mora (bem longe do carro).

A solução transforma quase qualquer estacionamento em um estacionamento elétrico, sem adotar infraestruturas individuais e complexas. O robô principal atua como um robô aspirador, que leva a bateria de recarga para cada carro, realizando a troca por outra quando necessário.

A Volkswagen informa que já conta com um protótipo desse robô e das unidades de armazenamento de energia. Cada robô é equipado com baterias de 25 kWh, e podem carregar qualquer veículo com uma saída de 50 kW. Isso indica que o robô pode estar mais próximo do consumidor final do que muitos de nós podemos imaginar.

Por outro lado, não há qualquer tipo de previsão para a chegada de um produto final dentro do mesmo conceito para o mercado consumidor, ou se o produto em si vai chegar ao mercado (ele é apenas um protótipo nesse momento, lembra?). Mas ao menos é um conceito interessante para pensar em um futuro não muito distante.

 

 

Via Electrek


Compartilhe