Você está em | Home | Notícias | Você vai sentir falta do Google Play Games?

Você vai sentir falta do Google Play Games?

Compartilhe

De forma silenciosa, o Google está transferindo as principais funcionalidades do aplicativo Play Games diretamente para a Play Store. O movimento sinaliza o provável fim de mais um produto da gigante de Mountain View, seguindo um padrão já conhecido pelos usuários da plataforma.

A empresa tem histórico de descontinuar produtos com relativa frequência – apenas em 2024, pelo menos oito aplicativos e serviços foram eliminados do portfólio. Essa estratégia gera frustração entre os usuários fiéis, que precisam constantemente se adaptar às mudanças impostas.

De acordo com o especialista em desmontagem de APK, AssembleDebug, nenhuma atualização significativa foi implementada na interface do Play Games recentemente. Em contrapartida, recursos essenciais como rastreamento de conquistas já migraram para a Play Store.

 

A separação entre as plataformas

É importante ressaltar: o aplicativo Android não deve ser confundido com o Google Play Games para PC.

Lançado em 2022 e ainda em fase beta, a versão para Windows representa uma das poucas alternativas confiáveis para jogar títulos Android em computadores, especialmente após a Microsoft encerrar o Windows Subsystem for Android.

O aplicativo móvel, por outro lado, existe desde 2013, quando surgiu como resposta ao Game Center da Apple, durante o boom dos jogos mobile que desafiaram até mesmo os consoles portáteis tradicionais.

Outros recursos populares como gerenciamento de perfil de jogador e sistema de seguidores devem migrar nas próximas atualizações da Play Store, consolidando a transferência completa de funcionalidades.

 

Estratégia de consolidação

Esta não é a primeira vez que o Google realoca recursos entre aplicativos durante seu ciclo de vida, como ocorreu quando o Google Pay cedeu espaço ao Google Wallet.

O cronograma para a descontinuação oficial permanece incerto, mas é improvável que aconteça antes da transferência completa de todas as funcionalidades chave ou essenciais.

Com grande parte de 2025 pela frente, a empresa tem tempo suficiente para finalizar o processo caso deseje concluí-lo ainda este ano.

 

Vamos sentir falta dele?

Eu realmente não sei o quanto os usuários do Android se importam com o Play Games o suficiente, quando a maioria dos jogos que você vai encontrar para o sistema operacional do Google estão disponíveis para download na Play Store.

A ideia de centralizar os locais de acesso e download de aplicativos é mais do que lógica, levando em consideração o simples fato de que praticamente nenhum usuário vai buscar aplicativos de categorias diferentes em locais diferentes dentro de um mesmo ecossistema.

Se o Google tem a chance de centralizar tudo, por que não fazer?

Eu tenho sérias dúvidas se o Play Games vai fazer tanta falta assim. Nem acho que é o caso de um serviço que mexe com o coração dos mais saudosistas.

Seria muito diferente se o Google retirasse do ar um recurso que não poderia ser utilizado de forma alguma, tal e como aconteceu com o Orkut no passado. Mas passa bem longe de ser o mesmo caso aqui.

Só vamos seguir em frente com nossas vidas.

Enquanto aguardamos a confirmação oficial, usuários interessados em conhecer o extenso histórico de produtos descontinuados pelo Google podem consultar o “Killed by Google”, repositório que documenta todas as ferramentas já aposentadas pela empresa.

 

Via The Verge, Android Police


Compartilhe