TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Você realmente precisa de um plano de internet móvel ilimitada? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | Você realmente precisa de um plano de internet móvel ilimitada?

Você realmente precisa de um plano de internet móvel ilimitada?

Compartilhe

Tenha em mente uma coisa: ofertas de internet com planos ilimitados podem ser muito atraentes, mas não são para todos. Posso falar sobre isso com propriedade, pois já fui usuário do finado plano ilimitado da Oi, e isso não foi tão bom quanto parece.

Para a imensa maioria das pessoas, as tarifas com dados móveis limitados ainda são as melhores alternativas, por incrível que pareça. Acreditar que ter internet sem limites é algo ótimo pode ser uma ilusão que até mesmo nós, produtores de conteúdo, vendemos para você.

Vamos então acabar com esse mito criado por nós mesmos, e mostrar para você por que vale a pena ter limites no seu plano de internet móvel.

 

Nem todas as circunstâncias são as mesmas

Eu sou eu. Você é você. E isso está muito claro, independentemente de qualquer coisa que vou escrever a partir de agora. E tal conceito é muito fácil de ser entendido por qualquer pessoa que conte com um cérebro minimamente desenvolvido e um pingo de personalidade.

Pois bem, a singularidade também determina que as circunstâncias das pessoas sejam diferentes. Nós dois amamos o mundo da tecnologia, mas utilizamos produtos diferentes, de formas diferentes e buscando atender objetivos e necessidades diferentes. Não é muito diferente de nossas vidas práticas, onde você (muito provavelmente) tem um Prisma na garagem e eu ando por Florianópolis de ônibus ou com uma bicicleta elétrica.

Essas visões de mundo podem muito bem ser adaptadas para uma reflexão mais aprofundada sobre o nosso gasto de internet móvel. Em um passado não muito distante, eu acreditava que era obrigado a ter um plano ilimitado de dados que era bem mais caro do que os demais planos “limitados”.

Afinal de contas, eu consumo e produzo conteúdos na internet. E não poderia ficar sem um pacote de dados para os momentos mais cruciais ou críticos. Eu realmente acreditava que tal cenário era inadmissível, e que os demais planos de dados móveis não seriam suficientes para atender essa demanda.

Mesmo porque, quando o plano de dados móveis chega ao fim, as operadoras reduzem a velocidade de internet a ponto da conexão ficar simplesmente inútil ou imprestável, onde até mesmo o envio de uma mensagem pelo WhatsApp era algo impossível de ser feito.

Porém, a Oi mudou, eu mudei e as circunstâncias da minha vida também mudaram. A maior parte do meu trabalho é feita hoje a partir do escritório dentro do meu apartamento. Estou cobrindo menos eventos e viajando menos.

E tudo isso fez com que o meu pacote de dados ilimitados não se tornasse algo tão bom assim.

 

Menos é mais

Olhando para o meu caso em específico (produtor de conteúdo, que está na internet o tempo todo etc.), ter um pacote de dados ilimitados no smartphone se tornou algo simplesmente absurdo. Eu uso o WiFi na maior parte do tempo, não assisto tantos filmes na Netflix quanto esperado, e o plano Claro Flex que escolhi entregava vários apps com consumo de dados de forma gratuita e/ou ilimitada.

E quando eu estava fora de casa, os dados móveis que eu consumia era para ler e-mails e mensagens nas redes sociais e comunicadores instantâneos onde, na maioria dos apps, eu já contava com dados ilimitados no novo plano. Ou seja, eu realmente não precisava mais me preocupar com o cenário de esgotamento no pacote de dados.

Hoje eu não consigo alcançar os 10 GB de consumo de dados móveis. A minha média de consumo é de 4 GB de dados. E, muito provavelmente, essa é a média de consumo da grande maioria dos usuários de internet mais casuais.

Logo, você pode muito bem optar por uma tarifa de dados mais econômica na sua operadora de telefonia móvel. Não se deixe vender pela ideia que realmente precisa de um plano de internet ilimitada. Isso é muito mais a ideia da operadora que deseja aumentar o valor pago por cada cliente do que uma realidade prática no consumo de internet…

 

…Até porque esses “dados ilimitados”, na prática, não existem

É fundamental que você leia as letras pequenas no contrato do seu plano de internet móvel. Lá, a operadora “esconde deixando claro” (você entendeu…) que aquele plano pode muito bem não ser ilimitado do jeito que é vendido pelo pessoal do marketing da empresa.

Na verdade, algumas operadoras estabelecem alguns limites sobre o uso de dados nos planos ilimitados, principalmente em cenários onde o usuário abusa desse benefício. São letras pequenas e detalhes que nunca ficam muito explícitos para os usuários, mas que existem e podem eventualmente reduzir a velocidade de conexão de dados.

Ou seja, na prática, tanto a internet móvel ilimitada quanto as chamadas telefônicas ilimitadas contam com limites reais, que são difíceis de serem alcançados, mas existem. A boa notícia aqui é justamente essa: esse limite de GB dos planos “sem limites” é muito longa, onde apenas os usuários mais hardcores conseguem alcançar.

 

Observe, analise e decida

Isso quer dizer que estou desaconselhando a contratação e um plano ilimitado de dados móveis?

Não é nada disso. Pare de inventar bobagens.

Eu fui claro no começo do artigo: eu sou eu, e você é você. Tudo o que escrevi até aqui está baseado na minha experiência e nas minhas necessidades de uso de internet móvel, e não necessariamente as minhas regras vão se aplicar ou funcionar com você. E aqui, é fundamental que você encontre qual é a elhor relação de uso com os planos de dados para o seu perfil.

Apesar das letras pequenas, os planos ilimitados de dados móveis são ótimos para quem fica muito tempo longe de casa, e precisa de uma conexão de internet em qualquer lugar para trabalhar e estudar. Ou até mesmo para aquelas pessoas que não contam com um bom serviço de internet fixa em casa.

Porém, é muito importante que cada usuário analise como está o seu perfil de consumo de internet móvel, e tome a melhor decisão para o seu caso, priorizando sempre uma melhor relação custo-benefício. Muitos podem até pensar que manter um plano ilimitado na manga vale a pena para a regra do “e se por acaso eu precisar disso um dia?”. Porém, a realidade prática pode não se encaixar com essa condicionante, em um cenário muito mais eventual do que rotineiro.

E, dependendo do valor do plano que você está pagando, a economia que você pode obter com a mudança de plano pode ser considerável. Pense no que você pode fazer com essa diferença de dinheiro a mais no seu bolso.


Compartilhe