Você quer 16 GB de RAM no seu smartphone?

Compartilhe

Se você está incomodado com o fato do seu smartphone contar com apenas 4 GB de RAM e fica surpreso que alguns telefones que fazem parte da categoria premium já contam com 12 GB de RAM (o que é mais do que muitos notebooks disponíveis no mercado), saiba que em um futuro bem próximo, o dispositivo que você pode carregar no seu bolso pode contar com até 16 GB de RAM.

Não é exagero. É tecnologia de ponta. E esses 16 GB podem ser patrocinados pela Samsung, uma das maiores fabricantes de componentes para smartphones do planeta, fornecendo itens relevantes para o hardware dos próprios telefones da marca como para vários modelos da concorrência, incluindo é claro o iPhone da Apple.

E não tem nada de errado nisso. Inimigos? Sim! Mas ainda fazemos negócios.

 

 

 

Qual o objetivo disso?

 

Alguns rumores indicam que a Samsung já começou a produzir em massa os próximos módulos de memória RAM de 16 GB para smartphones, e que as primeiras unidades desse componente devem chegar ao mercado em 2021. Esses módulos serão os primeiros com o formato LPDDR5 DRAM de 16 GB do mercado.

O objetivo desse tipo de RAM não é apenas oferecer uma maior fluidez ao Android ou permitir que você deixe mais abas abertas no Google Chrome. Com essa nova memória, é possível obter um melhor desempenho dos smartphones no uso da Inteligência Artificial (IA), que está em vários aspectos da funcionalidade dos dispositivos atuais, como capacidade de processamento, assistentes virtuais e sensores de câmeras. Além disso, uma nova RAM mais rápida e com maior capacidade pode melhorar o desempenho na conectividade 5G.

 

 

 

16% mais veloz que a RAM de 12 GB

 

 

Hoje, os smartphones que contam com 12 GB de RAM são os modelos gaming ou aqueles modelos top de linha premium com preços proibitivos. E o formato dessa RAM é o mesmo proposto para as memórias de 16 GB, ou seja, LPDDR5 DRAM. Logo, na prática, uma memória maior permite um melhor gerenciamento de recursos, já que permite ao usuário fazer mais coisas ao mesmo tempo, além de aumentar a velocidade de armazenamento e execução de tarefas no dispositivo.

Mais precisamente, 16% mais rápido que as memórias de 12 GB. E, por isso, é compreensível que a Samsung queira tornar os 16 GB o novo padrão a ser batido.

Nesse momento, é importante lembrar ao amigo leitor que a RAM não é a única tábua de salvação para garantir um melhor desempenho em qualquer tipo de dispositivo informático. Tudo vai depender em como o software está otimizado para gerenciar os recursos de hardware e, obviamente, se o restante do hardware consegue acompanhar essa memória (bom processador, boa GPU, unidade de armazenamento de alta velocidade, etc).

 

 

 

Você precisa de 16 GB de RAM no seu smartphone?

 

Se você já tem 12 GB de RAM no seu smartphone, a resposta é NÃO… nesse momento. Você já tem o suficiente para acompanhar a evolução de software no Android nos próximos anos sem passar por maiores dificuldades. E é importante lembrar que a imensa maioria dos jogos Android disponíveis no mercado nesse momento não conseguem aproveitar de forma plena os 12 GB de RAM. E nem devem fazer isso, pois podem deixar o software em verdadeiro colapso.

Então, 16 GB de RAM em um smartphone nesse momento é algo muito mais mediático do que tecnologicamente efetivo, e a Samsung quer nesse momento marcar posição para a sua tecnologia, anunciando a sua disponibilidade e indicando que os fabricantes que quiserem apostar no marketing para incluir essas memórias em seus futuros dispositivos já podem fazer com as suas memórias.

Agora, se você tem um smartphone com 4 GB de RAM… é óbvio que o tema é do seu interesse.

De qualquer forma, é importante ressaltar que a nova memória LPDDR5 DRAM de 16 GB da Samsung consegue transmitir 6.400 Mb/s, transmitindo 51.2 GB de dados em apenas um segundo (desde que o restante do hardware do dispositivo possa acompanhar esse poder de fogo). Sem falar que essa memória é 30% mais fina por conta do seu novo processo de fabricação.

Então… quem sabe no futuro Samsung Galaxy S21 essa memória RAM de 16 GB já está disponível? Tudo é possível.

 

 

Via Samsung


Compartilhe