A Jolla é uma empresa formada por antigos funcionários da Nokia, e deu vida ao sistema operacional Sailfish, considerado o sucessor espiritual do MeeGo.
Agora, o Sailfish X volta depois do fracasso da Jolla como fabricante de hardware. O Sailfish OS é um sistema operacional baseado em Linux, utilizando o núcleo Mer Core. Assim, Jolla aposta exclusivamente no software.
O Sailfisg OS tem uma parte de software livre, e outra parte com software proprietário, na sua interface. Uma versão adaptada para funcionar com os modelos Xperia X da Sony ainda tem muito para funcionar bem, já que faltam elementos básicos como conectividade Bluetooth, leitor de digitais, sensores e rádio FM.
Com tudo isso, a proposta da Jolla com o Sailfish X parece ser bem interessante, podendo inclusive ser uma alternativa real ao Android. Porém, a pedra no caminho aqui é cobrar um valor alto pela ROM do sistema operacional.
A Jolla espera lançar o Sailfish X em 11 de outubro, com um preço de US$ 59. Poderia ser um bom negócio se a empresa oferecesse um bom suporte. Porém, é uma licença que só terá atualizações por apenas um ano.
Um grande erro, ao meu ver.
Via Liliputing