Wetten.com Brasil Apostas
Home » Esportes » Você assistiu o Super Bowl LV? Pela TV?

Você assistiu o Super Bowl LV? Pela TV?

Compartilhe

A pergunta que dá título a esse post não é aleatória. Ela fala muito mais do que o questionamento puro e simples.

O Super Bowl LV, jogo que decidiu o campeonato de futebol americano da NFL, foi mais um evento inesquecível e histórico. O Tampa Bay Buccaneers, time liderado pelo quarterback Tom Brady (não vou chamar esse cara de “marido da Gisele” ou “Giselo” pois tais termos não cabem aqui), amassou o Kansas City Chiefs do genial Patrick Mahomes por 31 a 9, levando para casa o troféu Vince Lombardi depois de quase duas décadas de fila.

Nem é preciso dizer que o Super Bowl foi mais uma vez um campeão de audiência nos Estados Unidos. Porém, isso não significa que a transmissão do jogo quebrou recordes de audiência na TV tradicional.

Em 2021, muita gente assistiu o Super Bowl na internet. E ninguém saiu perdendo com isso.

 

 

 

Uma clara mudança de comportamento

 

 

Não sabemos como foi a audiência do Super Bowl no Brasil, mas podemos colocar o nosso país dentro da discussão mais adiante neste artigo.

Nos Estados Unidos, a transmissão da CBS em diferentes plataformas resultou em uma audiência total (combinada) de 96,4 milhões de espectadores. Com certeza será a maior audiência da TV norte-americana em 2021, mas registrou uma queda de 5% em relação aos números alcançados no ano passado com o mesmo jogo final da NFL.

O que aconteceu aqui? Falta de interesse dos norte-americanos ao embate Brady vs Mahomes?

Nada disso. Apenas uma pequena migração de audiência para outra plataforma que se tornou muito popular: o streaming.

 

 

O Super Bowl LV alcançou uma média de audiência nas plataformas de streaming de 5.7 milhões de espectadores, o que representa um aumento de nada menos que 65% em relação ao jogo do ano passado, nas mesmas plataformas.

Ou seja, por mais confortável que seja assistir a um jogo de futebol americano na TV, muitos norte-americanos optaram por acompanhar a final através da tela do smartphone ou tablet, via streaming.

Porque esta era uma solução mais conveniente. Com certeza.

 

 

 

E no Brasil? Como foi?

 

 

Chegou a hora de falar um pouco sobre como o Super Bowl foi exibido no Brasil, e qual é o impacto dos novos formatos de consumo televisivo na forma em como os brasileiros assistiram a final do futebol americano.

Mais uma vez, não sabemos exatamente qual foi a audiência total do Super Bowl na TV por assinatura nacional. Sabemos que o jogo foi exibido pela ESPN, tanto no formato tradicional, ou seja, através dos diferentes formatos disponíveis nas principais operadoras de TV paga do mercado (SKY TV, Vivo TV, Claro NET, Oi, etc) como na própria plataforma de streaming disponível em seu website e também através das operadoras via streaming, como são os casos de plataformas como SKY Play, Vivo Play, DirecTV GO e Guigo TV.

Bem sabemos que o comportamento do brasileiro também está mudando na hora de assistir TV. A TV paga está na internet, pois é lá que muitos assinantes estão. Logo, não foi surpresa ver muitos fãs de esporte assistindo a final da NFL na tela do computador, smartphone ou tablet.

E a cereja do bolo foi a promoção do NFL Game Pass, que permitiu que qualquer pessoa assistisse ao Super Bowl LV na transmissão original da CBS e com direito a ver os comerciais norte-americanos por apenas R$ 5. Uma ação incrível, que ajuda a popularizar o esporte no país e democratiza de vez o futebol americano em território nacional.

 

 

Por isso, perguntar onde você assistiu o Super Bowl LV fala muito mais sobre a mudança de comportamento dos consumidores de TV do que pode parecer olhando de longe. Que esse movimento de mudança seja satisfatório para todos os envolvidos.

E que as demais ligas esportivas possam repetir as estratégias adotadas pela NFL para fazer com que o jogo alcance o maior número de pessoas.

 

 

Via TVLine


Compartilhe