TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Viver sem a Netflix não é uma missão tão impossível quanto parece… | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | TV Por Assinatura e Streaming | Viver sem a Netflix não é uma missão tão impossível quanto parece…

Viver sem a Netflix não é uma missão tão impossível quanto parece…

Compartilhe

O fim das contas compartilhadas na Netflix representou para muitos o legítimo apocalipse do setor de streaming. Mas essa regra não vale para todo mundo. Até porque existe vida além desse serviço e, o mais importante, dá muito bem para viver sem ele.

Está na cara que a Netflix vai perder muitos assinantes com o fim das contas compartilhadas, e eu não sei como a plataforma vai lidar com isso nos próximos meses. Mas alguns usuários aparentemente não estão se importando com o cancelamento da plataforma.

Alguém decidiu registrar como foi a sua experiência depois de duas semanas sem a assinatura da Netflix, e compartilhou com o mundo os resultados alcançados.

 

Um catálogo que pode não deixar saudades

É sempre importante lembrar que os resultados podem (obviamente) variar de acordo com a perspectiva de cada pessoa, já que os gostos e objetivos tendem a variar muito em cada indivíduo. Mas algumas pessoas simplesmente não encontram séries que justificam a maratona ou a fidelidade na Netflix, diferente do que acontece com outras plataformas.

Muitos usuários estão resolvendo a barreira econômica que a Netflix impôs para todo mundo com o fim da divisão de contas com a tática da assinatura temporária. Ou seja, se vai estrear um filme ou uma série de TV que aquela pessoa deseja ver, ou recorre para a reativação da conta por um período, ou apela para os cartões pré-pagos, que são gastos pontuais.

É claro que algumas séries na Netflix são autênticas campeãs de audiência, sendo consideradas indispensáveis para muita gente. Mas a grande maioria não precisa ficar com uma assinatura de uma plataforma que conta com conteúdos pontuais que chamam a atenção apenas em alguns momentos.

 

A concorrência está com ofertas melhores?

Sim. E não é de hoje.

O HBO Max é, sem sombra de dúvidas, a plataforma que oferece mais e melhores conteúdos exclusivos nesse momento, contando em linhas gerais o mesmo estilo de programas disponíveis no catálogo da Netflix, com o adicional dos conteúdos esportivos, como por exemplo o Campeonato Paulista, a NBA e a UEFA Champions League.

E falando exclusivamente das séries de TV, é a plataforma que possui hoje duas das produções mais cobiçadas pela audiência: A Casa do Dragão e The Last of Us. Já a Netflix até tem equivalentes como Stranger Things e The Witcher, mas ambas não chegam nem perto do barulho produzido pelas duas produções da Warner Bros. Discovery.

É claro que não posso me esquecer do combo Disney+ com Star+, que possui um catálogo gigantesco de conteúdo, incluindo os atraentes Marvel Studios e Star Wars, além dos canais ESPN que agregam um enorme valor aos fãs de esportes.

E para os brasileiros, o Globoplay se tornou um gigante de peso que peitou a Netflix com força. Não apenas é mais barato sozinho, como consegue entregar preços competitivos nos combos com Canais Globo, com o Premiere e até com os canais Telecine, que custam muito mais barato no streaming do que na TV por assinatura tradicional.

 

O segredo está na hora de pagar a conta

Plataformas como Pluto TV e Showtime (lá fora) também são enormes pedras de sapato da Netflix, pois oferecem conteúdos de graça ou com preços muito competitivos. E no final das contas, muitas pessoas tomam suas decisões com base nos valores que serão cobrados no seu cartão de crédito.

Agora, tudo isso acontece no mesmo momento em que a Netflix decide acabar com as contas compartilhadas, fazendo com que as pessoas passem a pagar (ou paguem a mais) para receber um conteúdo que não justifica tanto o investimento a longo prazo.

Ou seja, quem decide ficar sem a Netflix por algum tempo pode colocar em perspectiva se realmente vale a pena seguir com o serviço, considerando o que a plataforma realmente oferece e comparando com tudo o que a concorrência está entregando.

Sei que muitas pessoas vão seguir assinando a Netflix por diversos motivos. Eu mesmo estou alternando as plataformas que assino, de acordo com as minhas necessidades.

Porém, será que a Netflix vai mesmo assistir a uma debandada de clientes que se deram conta de que algumas semanas sem o serviço podem ser apenas o começo de um distanciamento mais longo ou até definitivo?

Só se Reed Hastings for muito burro mesmo.


Compartilhe