Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Notícias | Viva foi o campeão de audiência da TV paga em 2020

Viva foi o campeão de audiência da TV paga em 2020

Compartilhe

Chegou a hora de conhecer os números finais do atípico ano de 2020, no tocante à audiência dos canais de TV por assinatura no Brasil.

Em um ano onde muita gente ficou mais tempo em casa, e o brasileiro acabou redescobrindo a TV paga (já que não dá para viver de streaming o tempo todo), os números do Painel Nacional de TV, que é elaborado pela Kantar Ibope, mostram como 2020 mudou bem as peças do jogo entre os canais mais assistidos por aqui.

O estudo levou em consideração a audiência acumulada dos canais a partir dos números obtidos entre as principais operadoras de TV por assinatura do país (SKY TV, Claro NET, Vivo TV, Oi TV), medindo o consumo de conteúdo televisivo entre os meses de janeiro e dezembro de 2020, a partir dos dados de 15 regiões de maior audiência no país.

A seguir, os resultados.

 

 

 

Mudança na liderança

 

Na verdade, não foi apenas o líder que mudou. Vários canais tiveram suas posições sensivelmente alteradas na análise do Painel Nacional de TV em comparação com o estudo de 2019, e algumas dessas mudanças se explicam com muita facilidade quando olhamos para tudo o que aconteceu com nossas vidas no ano passado.

Dito isso, o canal de TV paga mais assistida pelos assinantes brasileiros em 2020 foi o Viva, que pela primeira vez em seus mais de 10 anos de história garante a liderança no estudo.

Nesse caso, dois motivos ajudam a explicar a vitória do Viva nessa análise.

O primeiro motivo é a influência indireta do Globoplay, serviço de streaming do Grupo Globo. A plataforma recebeu vários conteúdos clássicos da Rede Globo ao longo de 2020, incluindo as novelas do canal. E isso, de alguma forma, ajudou a elevar a audiência do Viva na TV paga brasileira.

O segundo motivo é a ausência de eventos esportivos ao vivo na TV brasileira. Já que os principais campeonatos esportivos foram paralisados, o SporTV, que foi o campeão do estudo em 2019, perdeu o trono para o Viva, que ficou na segunda posição no ano anterior, e não só manteve a sua elevada audiência, como também aumentou os seus números nos últimos 12 meses.

 

 

Outro canal que registrou um forte aumento de audiência em 2020 (e também pelos motivos que todos nós sabemos) foi a GloboNews, que apresentou a melhor audiência de sua história, garantindo assim a segunda posição no estudo do ano passado.

O Top 5 é composto por dois canais infantis, Discovery Kids e Cartoon Network. Ambos foram claramente beneficiados do fato que as crianças passaram mais tempo em casa em 2020. E na quinta posição encontramos o Discovery Channel, um canal que sempre foi muito bem visto pelos assinantes brasileiros.

Já o SporTV despencou para a oitava posição, mostrando como o tempo sem eventos esportivos impactou negativamente em sua audiência. Ou seja, ficou evidente que, na ausência dos esportes, as pessoas buscaram se informar mais e ver novelas e séries clássicas.

Isso, e as crianças que monopolizaram o uso da TV em casa, obviamente.

 

 

 

Ranking dos 20 canais com maior audiência na TV paga brasileira em 2020

 

RankingCanal FechadoAudiência
Viva0,31%
GloboNews0,26%
Discovery Kids0,23%
Cartoon Network0,23%
Discovery Channel0,21%
Universal TV0,18%
Megapix0,18%
SporTV0,17%
AXN0,16%
10ºDiscovery Home & Health0,16%
11ºGloob0,15%
12ºMultishow0,15%
13ºTNT0,15%
14ºNickelodeon0,14%
15ºFOX Channel0,13%
16ºSpace0,13%
17ºWarner0,11%
18ºTelecine Pipoca0,10%
19ºTelecine Action0,09%
20ºTNT Séries0,09%

 

 

Via Minha Operadora


Compartilhe