Mais uma da série EU JÁ SABIA. O seu comportamento e a forma em como você toma decisões no Facebook são basicamente as mesmas que a de um viciado em drogas.

O Journal of Behavioral Addictions publicou o polêmico estudo “Excessive social media users demonstrate impaired decision making in the Iowa Gambling Task”, onde 71 participantes que primeiro qualificaram o seu uso no Facebook, em uma medida como a Escala de Vício do Facebook de Bergen.

Nos testes, foi executado o Iowa Gambling Task (IGT), uma ferramenta de pesquisa clássica para avaliar os padrões na tomada de decisões e a sensatez nas mesmas. O teste se baseia em um jogo de seleção de cartas, virtuais ou físicas, sobre quatro maços diferentes, onde quase todas as cartas contam com recompensas e castigos que fazem você perder os itens obtidos.

O estudo demonstrou que o processo de tomada de decisões dos usuários viciados no Facebook era muito menos certeira e mais deficiente em comparação com aqueles que apenas usavam a rede social de forma ocasional.

 

 

Os devotos do Facebook ficavam deslumbrados pelos ganhos imediatos dos testes, mas jamais observaram que havia um padrão pré-definido que faria com que esses mesmos usuários perdessem tudo depois de um certo tempo de testes.

Os modos de conduta registrados nesses usuários eram praticamente os mesmos que os apresentados por pacientes viciados em cocaína ou heroína que executaram o mesmo teste IGT.

O mesmo resultado se aplica às tomadas de decisões nos aspectos sociais e políticos. O estudo pode explicar com muita facilidade como chegaram ao poder governantes que se destacaram pelo seu uso (e manipulação) de sua imagem nas redes sociais.

O estudo explica muita coisa, inclusive os acontecimentos recentes no Brasil e nos Estados Unidos. Porém, independente de qualquer coisa, mais uma vez fica bem claro que nenhum tipo de vício pode ser benéfico ou saudável para qualquer pessoa. Incluindo o vício nas redes sociais.

Moderação sempre cai bem, em qualquer lugar.

 

Para ler o estudo completo, clique aqui.