Compartilhe

Descobrir se o seu e-mail foi comprometido por uma brecha de segurança, seja porque a sua senha foi descoberta ou porque a plataforma deixou alguma porta aberta que você só descobriu recentemente é uma medida mais do que valiosa. Quanto antes você constatar que a sua senha está vulnerável, mais rápido você pode tomar providências sobre o assunto.

O Burner Mail é um serviço que oferece um grande leque de funcionalidades para proteger a identidade do usuário, evitando inclusive o spam a cada vez que precisamos ceder o nosso endereço de e-mail na internet para preencher cadastros em sites de produtos e serviços diversos.

A plataforma conta com a ferramenta Data Breach Checker, que permite a verificação se o nosso endereço de e-mail foi comprometido por alguma brecha de dados dos serviços associados que utilizamos. Desse modo, podemos tomar uma providência de segurança antes que o pior aconteça.

 

 

 

Uma base de dados que verifica se o seu e-mail está seguro

 

 

O funcionamento do Data Breach Checker é realmente bem simples: basta digitar o endereço de e-mail a ser analisado na barra superior de buscas e clicar no quadro que aparece ao lado do ‘I am human’ (dessa forma, você completa o Captcha correspondente, e mostra ao sistema que você é um ser humano e não um bot), e clique no botão azul para realizar a pesquisa.

A seguir, vai aparecer (em uma sequência ordenada alfabeticamente) os serviços que estão associados a esta conta de e-mail e que sofreram algum tipo de brecha de segurança. A plataforma vai oferecer várias informações sobre a brecha em questão e os motivos que resultaram no vazamento dos dados.

O Data Breach Checker informa quantas contas foram afetadas, a data do vazamento e uma breve explicação sobre o incidente. Aqui, você precisa verificar quais serviços utilizam a mesma conta de e-mail, não utilizar a mesma senha em todos os serviços e atualizar as senhas regularmente.

Os criadores da ferramenta garantem que não vão ver o seu endereço de e-mail durante o processo de consulta de dados, ou que não vão enviar spam para as nossas contas. E, convenhamos: se isso acontecesse, seria algo bem irônico… utilizar um serviço que verifica se o nosso e-mail foi comprometido por uma brecha de segurança, e este mesmo serviço aproveitar a oportunidade para aumentar os estragos que outros serviços começaram.

Além disso, o Burner Mail garante que não armazena os endereços de e-mail quando utilizamos a ferramenta.

Pelo sim, pelo não, deixamos a dica do serviço, ao mesmo tempo que recomendamos que você tome todas as precauções possíveis. Utilize esta ferramenta com moderação e responsabilidade.


Compartilhe