Verifique se o sensor de proximidade do seu Xiaomi funciona corretamente

Compartilhe

Você pode não perceber isso no seu dia a dia, mas um dos elementos mais importantes de um smartphone é o sensor de proximidade. Ele é fundamental na hora de realizar chamadas telefônicas, pois é este recurso que calcula a proximidade do dispositivo de sua orelha. Sem ele, a tela ia ficar ligada o tempo todo durante as ligações.

Alguns usuários de smartphones da Xiaomi podem detectar um comportamento anormal no sensor de proximidade dos seus dispositivos, o que resulta em problemas no uso diário. Se este é o seu caso, oferecemos nesse post uma forma de verificar se existe alguma anormalidade neste aspecto.

 

 

 

Faça um teste de calibração

 

 

Uma forma eficiente de verificar se o sensor de proximidade está funcionando no seu smartphone Xiaomi é através de um menu especial que pode ser ativado a partir do menu principal do dispositivo, dentro do segmento Ajustes. É uma opção que está oculta dentro desse menu para que outros aspectos do dispositivo não sejam afetados.

Qualquer smartrphone Android conta com modos de configuração especiais para que os engenheiros de hardware e técnicos possam acessar as informações mais precisas do hardware do dispositivo. A Xiaomi tem o modo CIT, que existe para os testes do funcionamento dos diferentes componentes do telefone. Dentro deste menu, é possível acessar uma área de calibração do sensor de proximidade.

O teste do sensor de proximidade vai detectar se o hardware responsável por essa função no smartphone está funcionando corretamente. Ele é fundamental para que o dispositivo realize a troca entre o alto-falante normal ou o auricular nas chamadas. Tudo vai depender se ele consegue detectar se o dispositivo está próximo ao ouvido ou não.

Para verificar se o sensor está funcionando bem, o teste é bem simples. Dependendo do tempo de lançamento da versão da capa de personalização da Xiaomi, não só é possível testar o sensor, como também pode calibrá-lo. Para isso, faça o seguinte:

 

1) Acesse as configurações do seu smartphone Xiaomi
2) Vá para «Informações do telefone»
3) Clique cinco vezes em “Versão do kernel”
4) Agora, no teclado do telefone, digite *#*#6484#*#*
5) O menu CIT abrirá automaticamente

 

 

O menu tem várias opções. Nas versões mais básicas da MIUI, você pode acessar as informações do sensor de proximidade em Single Item Test e, depois, em Proximity Sensor. Aqui, verifique o funcionamento do sensor, aproximando o dispositivo da palma da mão. Se você notar flutuações nos seus valores, e uma mensagem de cor verde com a indicação PASS aparecer, é sinal que tudo está funcionando corretamente com o sensor.

Nas versões mais modernas, o método para acessar o teste de calibração funciona desse modo:

 

1) Dentro do menu CIT, pressione os três botões verticais na parte superior direita da tela
2) Selecione “Calibração do sensor de proximidade”
3) Clique no botão «Calibração»

 

Assim, começa o processo de calibração do sensor para que ele funcione corretamente, caso ele não esteja bem calibrado.

Ou seja, nos dois casos, dá para verificar se o sensor está funcionando perfeitamente.


Compartilhe