Faz algum tempo que o Facebook decidiu separar rede social e comunicador instantâneo, com a criação do Facebook Messenger. Isso obrigou a muitos usuários que não queriam um app a mais no smartphone a usar o inbox da página web móvel, via navegador.

Essa se tornou uma decisão muito popular para quem não gosta do Facebook Messenger ou para quem não quer gastar memória no smartphone. Porém, o Facebook foi lá e acabou com a brincadeira, impedindo o acesso ao inbox e convidando o usuário a instalar o Messenger.

A boa notícia é que você não precisa seguir as regras de Zuckerberg para continuar a se comunicar com as pessoas. Há uma forma de usar o inbox sem precisar instalar o Messenger: basta usar Google Chrome e acessar o endereço mobile.facebook.com, a versão móvel da rede social.

Aqui, não terá a opção de ver as mensagens, e a sugestão para instalar o Facebook Messenger continua.

O truque é abrir o menu do Chrome (nos três pontos ou linhas no canto superior direito), e escolher a opção “abrir a versão do desktop”. A página volta a carregar e, nesse modo, já é possível ver e responder as mensagens, sem maiores problemas.

Um truque bem simples, que pode ajudar a muitos usuários que não querem instalar o Facebook Messenger.

Outra alternativa interessante é instalar o Facebook Lite no smartphone, e não contar com o Facebook Messenger instalado no dispositivo. O efeito prático é exatamente o mesmo que o descrito nesse post.