As ROMs personalizadas são um dos grandes atrativos do Android. Aproveitam as possibilidades de código aberto do sistema operacional para modificar e/ou adicionar funções e suporte para modelos específicos de smartphones ou tablets.

A oferta de ROMs Android é muito ampla, onde o XDA Developers é uma fonte de sabedoria para os testadores compulsivos. O site é o maior representante do segmento, com ampla quantidade de recursos e conteúdos para modificar a experiência de uso em todos os detalhes.

Mas nem tudo são flores. Os fabricantes adicionam interfaces sobre a oficial do Android, com apps personalizados, componentes com suporte fechado e outros obstáculos. As ROMs personalizadas não estão disponíveis para todos os modelos, e sua instalação não é simples para os menos experientes.

As vantagens de uma ROM personalizada

Uma vez que você dominar essa arte, você não vai parar. Levando em conta a estratégia da maioria dos fabricantes, essa será a única forma de atualizar o seu velho dispositivo, ampliando a sua vida útil.

 

1. Acessar a última versão do Android

É o principal motivo para usar uma ROM personalizada. Com honrosas exceções, a maioria dos fabricantes levam semanas, meses ou anos para atualizar seus dispositivos. Isso é, quando atualizam, por motivos comerciais (vender novos smartphones, no esquema obsolescência programada), inclusive quando o smartphone stá em uso e possui hardware para receber o update.

Algumas ROMs personalizadas ainda oferecem atualizações automáticas com um único clique. A Google entregava diretamente para o Nexus os updates quando as novas versões estão disponíveis. Mas se nem a Google faz isso com os dispositivos mais antigos, uma ROM Android personalizada pode ser a solução.

 

2. Substituir as interfaces dos fabricantes

Todo grande fabricante personaliza os seus dispositivos. Algumas interfaces estão bem resolvidas e contam com aplicativas úteis. Outras são um pesadelo, acabando com o bom desempenho. Tem de tudo. Há quem goste, há quem não goste. Mas a boa notícia é que as ROMs de terceiros oferecem a chance de mudar tudo, deixando apenas o que te interessa.

3. Eliminar Bloatware

A quantidade de aplicativos lixo que existe em ROMs de fabricantes Android é enorme. Coisas que você não pediu e não precisa, roubando espaço de armazenamento, memória e desempenho, sem falar naqueles que invadiam a sua privacidade. A ROM personalizada pode resolver isso de forma mais efetiva que ficar caçando um por um para ser eliminado.

 

4. Características adicionais e maior personalização

Outro ponto forte é adicionar novas características que não estão disponíveis ou estão muito escondidas para a maioria. Também oferecem ajustes adicionais para melhorar opções de gerenciamento do dispositivo, incluindo o aumento de desempenho ou autonomia, de acordo com a sua necessidade.

Sem falar na liberdade de escolha que você tem. Enquanto alguns fabricantes querem colocar tudo goela abaixo, com uma ROM personalizada, o poder para decidir tudo é seu.

 

 

Inconvenientes de uma ROM personalizada

Nem tudo são flores. Dependendo do dispositivo e da ROM escolhida, podemos nos deparar com problemas como:

– Perda de garantia dos fabricantes, o que nos coloca em problemas em caso de avarias. Não é comum, mas certifique-se que você pode voltar para a ROM original.
– Otimizar o desempenho pode drenar a bateria de forma mais rápida. Outras ROMs personalizadas apostam no contrário: aumentar a autonomia abrindo mão do desempenho.
– Os desenvolvedores não tem acesso a todos os controladores, e não podem suportar cada componente do dispositivo, o que pode resultar em um hardware que não funciona tão bem como deveria.
– A ROM personalizada não foi testada da mesma forma que faz o fabricante, e pode apresentar erros não especificados, instabilidades ou reinicializações.

Mas não se assuste com as desvantagens. As vantagens superam e muito os poucos inconvenientes, que são inevitáveis. Não existe um único método para instalar as ROMs, que basicamente passam por desbloquear o carregador de arranque, rootear o dispositivo e instalar a ROM personalizada.