TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Vantagens e desvantagens em usar uma capa de personalização em um smartphone Android | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Vantagens e desvantagens em usar uma capa de personalização em um smartphone Android

Vantagens e desvantagens em usar uma capa de personalização em um smartphone Android

Compartilhe

A capa de personalização de um smartphone é um fator importante para muitos usuários, pois ajuda a determinar a experiência de uso que aquela pessoa vai ter com o dispositivo. E a vantagem em ter um telefone Android é que cada um pode personalizar o dispositivo do seu jeito, usando a interface que melhor se adapta com suas necessidades.

Porém, existem outros fabricantes que não adotam capas personalizadas, e optam por usar o Android Stock, deixando esses usuários com uma experiência básica do sistema operacional. E tem muitas pessoas que preferem que a vida seja assim.

Logo, vale a pena mostrar neste post as vantagens e as desvantagens das capas de personalização do Android.

 

 

 

Os benefícios das capas de personalização do Android

 

As capas de personalização do Android mais conhecidas ao redor do mundo são:

  • ColorOS: OPPO.
  • One UI: Samsung.
  • MIUI: Xiaomi.
  • EMUI: Huawei.
  • OxygenOS / HydrogenOS: OnePlus.
  • Realme UI: Realme.

 

Em comum, todas elas são baseadas no sistema operacional do Google. Fora isso, cada uma tem suas características próprias e bem diferentes umas das outras, tanto na estética como nas funcionalidades.

Todas as capas de personalização prometem uma experiência personalizada e diferenciada com o telefone, tentando atrair os usuários para os seus modelos. E a grande maioria dessas propostas entregam justamente a customização de software, onde cada usuário pode deixar o telefone com a sua cara.

Isso é ótimo, pois é justo que as pessoas queiram colocar a sua personalidade no smartphone. Por outro lado, essa liberdade toda também entrega alguns inconvenientes que os usuários precisam lidar no seu dia a dia com aquele dispositivo.

 

 

 

Os prejuízos das capas de personalização do Android

 

Para começar, por melhor que seja uma capa de personalização, ela jamais vai entregar o mesmo desempenho final de um Android Stock ou “puro”, justamente por conta de todos os elementos adicionais que os fabricantes inserem neste software.

A consequência disso é que, dependendo do modelo escolhido, do hardware presente nele e do software que vai gerenciar tudo, uma interface pode ser mais ou menos customizada, e isso vai afetar o desempenho geral e, consequentemente, a experiência que você vai ter no dispositivo.

Outro grande problema que você pode enfrentar em um telefone com uma interface customizada está no tempo maior para as atualizações serem entregues ao seu dispositivo.

Quando uma nova versão do Android é liberada pelo Google, ela precisa ser modificada e exaustivamente testada pelos fabricantes, e isso pode levar muito tempo, dependendo do fabricante e do volume de elementos que serão adicionados nessa interface.

E essa demora pode levar mais tempo que o desejado ou até mesmo o aceitável. E isso, quando aquele dispositivo que você pagou caro vai receber alguma atualização (não é mesmo, Motorola?).

Por fim, capas de personalização do Android contam com elevadas chances de contar com os famigerados bloatwares, que são os softwares que os fabricantes inserem no dispositivo sem perguntar se você quer ter esses apps instalados no dispositivo.

E pior: em alguns casos, sem chances de remover esses aplicativos do dispositivo.

 

 

 

Conclusão

No final, a decisão é sempre sua. Aqui estão apresentadas as principais vantagens e desvantagens no uso de uma capa de personalização do Android em um smartphone. Entendo que a melhor coisa que você pode fazer é uma avaliação interna sobre o que é melhor para a sua experiência de uso, e fazer uma escolha consciente sobre essa escolha, já que este dispositivo vai passar um bom tempo com você.


Compartilhe