TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Vantagens e desvantagens em apagar a memória cache do seu smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Vantagens e desvantagens em apagar a memória cache do seu smartphone

Vantagens e desvantagens em apagar a memória cache do seu smartphone

Compartilhe

Um dos truques mais frequentes e utilizados ao longo de todos esses anos com o smartphone é a limpeza da memória cache do dispositivo para liberar espaço de armazenamento interno.

Sim, isso funciona na grande maioria dos casos, principalmente para aqueles que contam com telefones com pouco espaço de armazenamento (128 GB ou menos). Porém, tal e como acontece com tudo nessa vida, existem vantagens e desvantagens ao adotar essa prática de forma constante.

Você vai descobrir a partir de agora o que você ganha e o que perde ao apagar a memória cache do smartphone ou de determinados aplicativos instalados no dispositivo.

 

O que é a cache?

A memória cache é resultante de uma série de dados que são armazenados automaticamente, e que ficam no dispositivo porque podem ser eventualmente utilizados pelo telefone ou pelos aplicativos instalados nele.

Esses arquivos temporários não são necessários para que o telefone ou um software funcione bem, mas entregam uma influência positiva no desempenho. Quem mais se beneficia desse tipo de memória são os apps de navegadores web, pois são arquivos que aceleram o processo de abertura de páginas, pois não precisam ser carregados novamente por estarem salvos no telefone.

O cache dos aplicativos armazena informações diferentes, de acordo com as suas funções. Mas todos podem agilizar o desempenho de um software ou do sistema operacional como um todo, em troca de um espaço na unidade de armazenamento interno do dispositivo.

 

As vantagens da memória cache (e de não apagar esses dados)

  • Tempos de carga e execução mais rápidos, o que resulta em um desempenho geral otimizado, menos tempo de tela ativa e maior autonomia de uso.
  • Acesso ao conteúdo sem internet, pois dados importantes de uma página são armazenados para que o usuário faça a consulta daquele conteúdo em modo offline, com base no último acesso realizado no site.
  • Economia de bateria do telefone, algo que já foi mencionado neste conteúdo, mas que merece ser reforçado, pois é um dos grandes benefícios que você recebe ao manter a cache salva no telefone.
  • Economia na tarifa de dados, pois dispensa a necessidade de fazer novamente o download de arquivos que já estão salvos na memória do telefone.
  • Publicidade e Cookies, pois o cache carrega mais rápido os elementos constantes daquela página para só depois inserir a publicidade presente no site, o que permite uma navegação mais rápida.

 

As desvantagens da memória cache (ou por que você deve remover esses dados)

  • Ocupa muito espaço de armazenamento, o que pode resultar em problemas de desempenho e alertas constantes sobre a necessidade de liberar espaço para receber novos dados.
  • Pode impedir a carga de conteúdo atualizado, algo muito comum para os usuários que ficaram algum tempo sem visitar uma determinada página que possui cache persistente. E não é todo mundo que sabe atualizar essa memória cache no navegador.
  • Dados corrompidos, onde em determinados casos os dados da cache podem estar danificados, o que resulta em um funcionamento problemático em aplicativos ou sites exibidos de forma incorreta.
  • Riscos de segurança, pois vírus e outros malwares podem ser armazenados no telefone em forma de memória cache, e isso pode afetar o dispositivo e os seus dados pessoais.
  • Falta de privacidade, pois a cache permite que anúncios maliciosos sejam exibidos, onde na prática seus hábitos de compra, gostos, preferências e comportamento na web são coletados sem o seu consentimento.

 

Com que frequência devo apagar a memória cache?

Não existe um período específico ou universal para apagar a memória cache para todos os dispositivos de todos os usuários. E o prazo ideal para a limpeza vai depender do quão intenso é o seu uso com o dispositivo.

Existem algumas situações específicas onde a limpeza da cache é recomendada:

  • Quando um aplicativo não funciona corretamente, como em falhas inesperadas ou apps que simplesmente não abrem.
  • Quando um aplicativo não consegue ser atualizado, pois nesse caso as novas informações presentes no novo software não conseguem ser armazenados ou identificados pelo sistema operacional.
  • Se o seu telefone está ficando sem espaço de armazenamento, e o mais óbvio aqui é remover a cache para instalar ou atualizar aplicativos. E ainda assim, esse problema pode voltar se o seu dispositivo possui 128 GB de armazenamento ou menos.

Compartilhe