TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Vamos ficar sem smartphones no Natal? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas de Compras | Vamos ficar sem smartphones no Natal?

Vamos ficar sem smartphones no Natal?

Compartilhe

O Natal está chegando, e este é o período do ano onde normalmente se registra o maior volume de vendas em todos os segmentos de mercado, incluindo é claro os smartphones, que são sempre os mais procurados pelo consumidor.

Porém, com todos os problemas que os fabricantes estão enfrentando em função da escassez de chips e processadores, o cenário que se prevê não é dos mais otimistas, com grandes chances de desabastecimento no segmento de smartphones e em outros setores da tecnologia de consumo.

E esse post tenta responder a pergunta do título: vai faltar smartphone no Natal?

 

 

 

Está faltando processadores para todo mundo

Quem sentiu primeiro a falta de chips no mercado foi o segmento de videogames. Muitos não conseguiram comprar um Xbox Series X | S ou um PlayStation 5, e não há previsão para a reposição dos estoques dos consoles de nova geração.

Outros setores também estão sentindo a ausência de chips, e essa crise também afeta a telefonia móvel. E esse cenário de caos é uma consequência direta de todos os problemas que vivemos nos últimos 19 meses com a crise sanitária global que até hoje afeta as nossas vidas.

O isolamento social resultou também em uma alta demanda de tecnologia. A grande maioria das pessoas passaram mais tempo do que nunca em casa, trabalhando, estudando e se divertindo. E isso fez com que o volume de eletrônicos vendidos simplesmente disparasse.

Ou seja, a procura foi muito maior que a demanda, e os mercados globais ficaram desabastecidos. Os fabricantes não contam com materiais para produzir novos produtos porque não tem chips para isso.

E as notícias para o futuro não são nada animadoras.

 

 

 

O fim da crise está longe

As previsões mais otimistas da Intel afirmam que, no melhor cenário, a falta de chips no mercado de tecnologia vai durar até, pelo menos, 2023. O mundo inteiro parou, e até que a produção de chips e processadores retome a sua velocidade do passado, será preciso uma boa quantidade de paciência e esperar o tempo passar.

Já a NVIDIA tenta ser um pouco mais otimista, afirmando que tudo voltará ao normal de forma gradual já em 2022, mas nada indica que isso será alcançado com tanta facilidade ou tal e como projetado pela empresa.

Neste momento, tudo o que é possível afirmar é que a crise está longe de chegar ao fim, e os que realmente querem ou precisam comprar um smartphone novo, é melhor se prevenir.

 

 

 

Se antecipar é o grande segredo

Para quem quer comprar um smarpthone novo para presentear ou se dar de presente no Natal, o melhor conselho neste momento é comprar o produto o quanto antes possível, pois as chances de não ter um telefone para chamar de seu no final do ano são enormes.

Além disso, lembre-se que datas fortes para o comércio como o Dia do Solteiro (11.11) e a Black Friday estão chegando. Logo, aproveite esse período para investir o seu dinheiro em um telefone novo.

Leve em consideração também que a crise econômica que o Brasil sofre neste momento e todos os aumentos de combustível registrados nos últimos meses fazem com que o valor final dos smartphones aumente consideravelmente, impactando também no frete do produto. Por isso, comprar o quanto antes também pode livrar você de pagar por preços mais caros diante de um cenário que pode ficar ainda mais caótico no futuro.


Compartilhe