Com a chegada da nova família de smartphones top de linha Galaxy S10 da Samsung, os atuais proprietários dos modelos Galaxy S7 e Galaxy S8 começam a pensar se vale a pena migrar para o novo telefone.

Essa é uma questão complexa. Ainda não sabemos quais são os valores que os novos dispositivos vão receber no Brasil, mas não é preciso ser um gênio da matemática ou um especialista no mercado de telefonia móvel para concluir que serão dispositivos bem caros, com preços proibitivos e inacessíveis para a maioria dos usuários. Logo, é preciso um maior cuidado para essa avaliação.

O Galaxy S10 é consideravelmente superior ao Galaxy S8, apesar do modelo de 2017 ainda ser um ótimo smartphone, revolucionando no design ao reduzir as bordas de tela ao mínimo. Por outro lado, o modelo de 2019 corrige todos os erros do passado, além de melhorar todas as características técnicas (processador, câmeras e leitor biométrico na tela).

Se você é fã de fotografia, a troca é obrigatória. Mesmo que seja pelo Galaxy S10e (com dois sensores fotográficos no lugar de três do Galaxy S10), pois o novo modelo conta com a grande angular. E a diferença na fotografia tende a ser perceptível.

Por outro lado, o Samsung Galaxy S8 tem apenas dois anos de mercado, e o seu desempenho continua a ser excelente, e a atualização da One UI fez do smartphone um dispositivo ainda melhor. É um produto que ainda aguenta mais um ano de vida, e pode receber melhorias ao longo desse tempo.

 

 

Traduzindo: se a sua prioridade é o desempenho, o Galaxy S8 vai fazer você feliz por mais algum tempo. Logo, vale a pena manter ele. Sem falar que este ainda é um dos smartphones mais elegantes do mercado, e eu não acredito que você vai trocar ele pelo Galaxy S10 por uma mera questão estética.

O Galaxy S10 conta com recursos incríveis (leitor biométrico na tela, carregamento sem fio reverso, etc), mas tais recursos não valem tanto dinheiro como a Samsung acredita. Ainda mais quando o Galaxy S8 ainda é considerado um dos melhores smartphones do mercado, mesmo dois anos depois do seu lançamento.

Resumindo: só vale a pena a troca do Galaxy S8 pelo Galaxy S10 se as câmeras forem uma necessidade fundamental em sua vida. Agora, se você ainda usa o Galaxy S6 ou Galaxy S7, a hora de fazer um investimento a sério em um smartphone top de linha é agora. A troca pelo Galaxy S10 nesse caso é mais que recomendada.

Ou quem sabe a troca pelo Galaxy S9, para aqueles que ainda querem economizar alguma grana em um novo smartphone.