TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Vale a pena ter um adaptador WiFi USB? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Vale a pena ter um adaptador WiFi USB?

Vale a pena ter um adaptador WiFi USB?

Compartilhe

Nesse momento, existem duas formas para se conectar à internet: via cabo de rede Ethernet e via rede sem fio WiFi. Para os computadores mais antigos que não contam com um WiFi integrado, a solução é utilizar um adaptador WiFi USB. Nesse post, vamos analisar se vale a pena o uso desse tipo de adaptador.

 

 

O que são os adaptadores WiFi USB?

Os notebooks normalmente contam com a conexão sem fio WiFi, mas nos desktops mais antigos, a situação é bem diferente. Logo, muitos usuários desse tipo de equipamento usam adaptadores WiFi USB para utilizar as redes sem fio.

Tais adaptadores melhoram a comodidade nos equipamentos sem uma solução integrada para WiFi. São dispositivos bem baratos, fáceis de usar e não provocam problemas ou conflitos no computador.

 

 

Como funcionam os adaptadores WiFi USB?

Tais dispositivos normalmente são do tamanho de um pendrive (no máximo), com a diferença principal no seu interior, que inclui um sistema completo de recepção WiFi, com todos os elementos para funcionar, incluindo a antena.

Tais dispositivos se conectam a uma porta USB no computador, e funcionam como uma placa de rede sem fio. Elas podem trabalhar com a placa de rede principal do computador sem conflitos ou interferências.

Usar um adaptador WiFi USB tem vantagens fundamentais, como não abrir o computador para integrar um novo componente (basta uma porta USB livre), dispensar qualquer tipo de instalação (são plug and play com o Windows 10) e basta conectar ao PC e selecionar a rede sem fio.

Até agora, tudo é genial. Mas algumas coisas precisam ser levadas em consideração com essa escolha.

 

 

Leve em consideração as dicas a seguir

São alguns conselhos importantes para você acertar na compra do seu adaptador WiFi USB. Hoje, podemos encontrar dois grandes grupos de adaptadores na categoria.

O primeiro grupo é composto por produtos mais básicos e mais econômicos, e usam a interface USB 2.0 (WiFi b/g/n). O segundo grupo é de uma linha mais alta e bem mais cara, utilizando o conector USB 3.0 (WiFi ac).

Antes de escolher, leve em consideração que o adaptador vai trabalhar com a velocidade máxima oferecida pelo seu roteador. Ou seja, não adianta comprar um adaptador WIFi USB se o seu roteador entrega uma velocidade final de internet muito abaixo do potencial do adaptador. Por outro lado, também não adianta muito ter um dos melhores roteadores do mercado e usar um WiFi USB 2.0.

Outro detalhe muito importante a ser observado é o tipo de porta USB disponível no seu computador. Equipamentos antigos tendem a contar exclusivamente com portas USB 2.0. Se for este o seu caso, de nada adianta comprar um adaptador WiFi USB avançado.

O design do adaptador WiFi USB é outro fator a ser considerado. Esse aspecto também pode ser dividido em dois grandes grupos: adaptadores com ou sem antena externa.

O primeiro grupo é bem fácil de identificar, pois se parece com um pendrive no seu formato. Já o segundo também parece com um pendrive, mas contam com antenas externas que chamam a atenção nos aspectos visuais.

Procure combinar todos esses fatores antes de escolher o melhor adaptador WiFi USB para o seu computador.


Compartilhe