Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Vale a pena publicar Shorts para monetizar o seu canal no YouTube?

Vale a pena publicar Shorts para monetizar o seu canal no YouTube?

Compartilhe

Para quem é Youtuber e deseja ganhar dinheiro com vídeos no YouTube, a vida está um pouco mais complicada do que parece. Os vídeos tradicionais perderam protagonismo para o YouTube Shorts, e está mais do que evidente que o Google quer impulsionar os vídeos curtos no serviço.

Faço tal afirmação com conhecimento de causa. Ao longo dos últimos meses, estou publicando conteúdos no YouTube com diferentes formatos, e os Shorts estão com um alcance muito maior do que os vídeos normais, a ponto de repensar o volume de conteúdo que vou produzir em vídeos.

A monetização nos shorts começou, e muitos produtores de conteúdo já exploram o Shorts de forma muito mais direta e incisiva. Porém, o dinheiro pago ainda é muito pequeno, e é importante olhar para as vantagens e as desvantagens dos vídeos curtos no YouTube.

 

Tudo na vida tem vantagens e desvantagens

 

O YouTube Shorts está copiando descaradamente o TikTok no formato de vídeos curtos, na esperança de atrair o público mais jovem com essa proposta, tentando assim se aproximar da audiência mais engajada nas redes sociais neste momento.

De um modo geral, vivemos em um período de novidades dentro dessa proposta de vídeos curtos, e ainda estamos descobrindo quais são os efeitos colaterais e consequências desses conteúdos no YouTube. Mesmo assim, já é possível detectar alguns comportamentos e consequência da chegada dos Shorts na plataforma de vídeos.

Por experiência própria, o algoritmo do YouTube está impulsionando muito mais os Shorts do que os vídeos tradicionais, o que me levanta dúvidas sobre a validade da produção dos vídeos mais longos, ao mesmo tempo em que não tenho certezas sobre a lucratividade das mudanças.

Sei que os vídeos em formato Shorts serão monetizados no YouTube, mas o valor pago para os produtores de conteúdo é muito pequeno neste momento, e é importante que você tenha isso em mente antes de adotar qualquer tipo de mudança no seu canal de vídeos.

 

Vantagens de publicar no Youtube Shorts

Vejamos as vantagens de publicar no Youtube Shorts:

  1. Atingindo um potencial extra: Ao postar Shorts no YouTube, podemos aumentar a visibilidade do canal e atrair mais inscritos, embora a maioria das pessoas que vê um Short passe para o próximo, sem parar de seguir ninguém.
  2. Aproveite as habilidades aprendidas em outras plataformas sociais: você pode usar o mesmo conteúdo ou as mesmas técnicas do TikTok e do Instagram, assim tudo fica mais rápido.
  3. Fácil de postar: Shorts são fáceis de produzir e postar em comparação com vídeos completos. Podemos gravá-los do celular e editá-los com ferramentas gratuitas sem muitos problemas.

 

Desvantagens de postar no Youtube Shorts

As desvantagens são claras:

  1. Não há garantia de crescimento: embora a postagem de Shorts possa aumentar a visibilidade do canal, não há garantia de que sua audiência aumentará ou que você receberá mais inscritos.
  2. Eles não contam as horas de visualização para monetização: Shorts não contribuem para as horas de visualização necessárias para monetização no YouTube. Para se qualificar para monetização, você deve ter 1.000 inscritos e 4.000 horas de exibição em um período de 12 meses, mas os Shorts não contam.
  3. Competição: Ao postar Shorts, você enfrenta uma concorrência maior na plataforma, já que muitos outros criadores também estão adotando esse formato. Para se destacar, é importante oferecer conteúdo relevante e de alta qualidade para o seu público, mesmo que muitas vezes tudo dependa de variáveis ​​aleatórias.
  4. A monetização ainda está em desenvolvimento: A forma de ganhar dinheiro com Shorts ainda é muito verde, já que colocar anúncios no meio de um vídeo de 30 segundos não faz sentido. Será preciso esperar para ver se o YouTube se articula nesse sentido, oferecendo vantagens econômicas para incentivar a produção de Shorts.

 

Conclusão

Tal e como acontece com praticamente tudo em nossas vidas, é fundamental que você avalie muito bem como que os Shorts podem ou não agregar ao seu canal do YouTube, dependendo de suas perspectivas e objetivos futuros.

Para quem deseja ter um número maior de inscritos rapidamente, os vídeos curtos são perfeitos para isso. Durante os testes que fiz em meus canais no YouTube, o número de seguidores e linkes foi expressivo, e os vídeos curtos ajudaram neste aspecto.

Se você está mais preocupado com a qualidade do conteúdo que você produz, não se preocupe com o tamanho desse conteúdo. Uma hora o algoritmo do Google vai mostrar o seu vídeo para um grande grupo de usuários, e você será finalmente percebido por alguém com a mente mais aberta sobre o discurso que você quer apresentar para o grande público.

Mesmo que esse discurso dure muito mais do que os 60 segundos de um YouTube Shorts.


Compartilhe