Pode ser uma ideia atraente para as viagens de verão, mas também tem os seus inconvenientes. Dependendo de suas necessidades específicas, comprar uma bateria externa solar para o smartphone pode ou não ser um bom investimento.

Vamos tentar descobrir se vale ou não a pena nesse post.

 

Você precisa de uma bateria externa para o seu smartphone?

 

 

Mesmo que no dia a dia a bateria do seu smartphone aguente o dia inteiro, e falta de tomada não é o seu problema, se você fica muitas horas longe de casa ou sai em viagem, as coisas se complicam.

Ter uma bateria externa permite a recarga do smartphone em qualquer lugar, longe de uma tomada. Por outro lado, se você passa por locais onde a tomada está disponível e você possui um telefone com recarga rápida, pode ser que a bateria externa não seja tão imprescindível.

Muitos modelos podem ser recarregados durante o almoço ou um lanche em um café. E nem todas as baterias externas se adaptam às suas necessidades. O ideal é poder recarregar o smartphone em 100%, e não apenas parcialmente.

Ou seja, se vai ter uma bateria externa, ao menos aposte em uma com capacidade de 10.000 mAh ou superior.

 

Vantagens e inconvenientes de uma bateria externa solar

 

 

A principal vantagem é poder recarregar o smartphone ao ar livre, aproveitando a luz do sol (na praia, na piscina, etc). Alguns contam com ganchos para levar para fora da mochila, carregando com a luz do sol durante o deslocamento.

Porém, a tecnologia atual só oferece uma recarga solar de até 20% da capacidade de bateria. Na prática, convém recarregar a bateria solar na corrente elétrica. Considere a carga solar como um complemento, um pequeno extra ao longo do dia, e não como solução efetiva.

Por outro lado, considere o tamanho e peso, já que estamos pensando no deslocamento constante. Uma bateria externa solar sempre será mais volumosa e mais pesada, por causa dos painéis solares. Logo, é menos portátil também.

Sobre o preço, os valores variam de acordo com as características da bateria, sua capacidade e a marca. Mas não há grandes diferenças entre as solares e as outras, ou seja, o preço não tem tanta influência aqui.

 

Conclusões

Se na sua próxima viagem você vai ficar muitas horas longe da tomada, compre uma bateria externa de grande capacidade. Uma bateria externa padrão economiza espaço e peso. Porém, a bateria externa solar conta com a vantagem adicional de obter carga extra vinda da luz do sol, com 20% de sua capacidade total.

Lembre-se que uma bateria externa solar te obriga também a realizar uma recarga na tomada, pois a maior parte de sua capacidade só se renova ao conectar a bateria em uma fonte de alimentação.