Você está navegando na internet, cuidando da sua própria vida ou procurando memes para se divertir. E, do nada, salta na tela do seu smartphone uma oferta imperdível do Galaxy S23 da Samsung NOVO na versão com 256 GB a R$ 2.900 no PIX.
A sua mente, sempre traiçoeira, joga logo a frase: “Por que gastar hoje se amanhã você pode gastar mais e com culpa?”
Essa frase nem faz sentido, mas é boa para ilustrar o cenário de decisões torturantes da tecnologia móvel. Cada lançamento da Samsung parece uma atualização divina que promete mudar sua vida – ou ao menos o filtro das suas selfies.
E com a proximidade do Galaxy S25, chegou a hora de decidir se vale a pena investir no Galaxy S23, ou se espera o novo chegar e gasta mais em um telefone do ano.
O ônus e o bônus do Galaxy S23
O Galaxy S23, coitado, foi lançado com pompa e circunstância, mas já parece a geração esquecida antes mesmo de as cortinas se abrirem para o Galaxy S25.
Muitos usuários simplesmente subestimam e desconsideram o smartphone que foi topo de linha em 2023, ignorando suas vantagens técnicas.
Isso se deve obviamente ao marketing agressivo que transforma qualquer telefone que não foi lançado ontem numa peça de museu.
Acontece que o Galaxy S23 é sim um smartphone de respeito. Está devidamente atualizado, e deve receber novas versões do Android por, pelo menos, mais cinco anos.
E… convenhamos… com um processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2, ele não está implorando para ser trocado por um sucessor que, sejamos francos, você ainda nem sabe o que realmente vai entregar.
E é aqui que entra a grande questão existencial que tira o sono de muitos brasileiros neste exato momento: vale mesmo a pena gastar muito dinheiro agora?
A Samsung diz para você esperar pelo Galaxy S25, mas não fala que esse novo telefone pode custar mais do que o dobro do Galaxy S23… para não entregar nada de muito diferente.
Com o S23 sendo encontrado por preços quase obscenos de tão baixos, especialmente com as promoções que já rolaram no final do ano (e no começo do ano também), você pode até pensar: “Por que não?”
É um telefone que roda jogos pesados, tira fotos muito competentes e ainda promete longevidade de software.
É quase como comprar um carro de 2023 zero quilômetro, enquanto seus amigos insistem que um modelo novinho em folha é a única escolha aceitável.
E nem sei se vale tanto a pena assim seguir ostentando com carro ou smartphone do ano. Nos dois casos, você pode ser assaltado de forma violenta, o que seria uma experiência muito desagradável.
Mas… e o Galaxy S25?
O elefante no meio da sala.
Claro, ele trará melhorias – e, se a Samsung seguir sua tradição, algumas delas parecerão quase revolucionárias, como câmeras que enxergam o que você não vê e inteligência artificial que prevê que você está prestes a postar uma foto brega antes mesmo de você perceber.
Ainda assim, no final, será um dispositivo com um preço de cortar o coração, o rim, o pâncreas e, talvez, uma ou outra função que você não sabia que precisava, mas que agora parece indispensável, como um algoritmo que sugere o emoji perfeito para cada mensagem passivo-agressiva.
A verdade, caro leitor, é que a Samsung se tornou mestre em mexer com o seu emocional. Você sente que precisa do mais novo, do mais brilhante, do mais caro – e, ao mesmo tempo, se pergunta “por que diabos precisa disso?” quando o S23, na verdade, parece perfeito.
Ele faz o trabalho sujo com elegância, não vai sugar suas economias e, convenhamos, ainda é o tipo de telefone que faz você parecer moderno enquanto segura um café caro em uma mão enquanto finge que está trabalhando em algo sério no seu Galaxy Book em uma Starbucks qualquer.
Sejamos honestos: se você não é um obcecado por lançamentos ou não tem um rim sobrando para financiar o Galaxy S25, o Galaxy S23 é mais do que suficiente.
Você ainda terá atualizações por anos, câmeras incríveis e desempenho para todos os usos possíveis.
Agora, se o que você busca é ser o amigo que sempre tem o celular mais caro e mais novo – o tipo de pessoa que casualmente exibe o modelo como um troféu de status – então, obviamente, comece a economizar para o Galaxy S25.
Você será visto como um ser meio pedante entre seus amigos e familiares?
Talvez. Muito provavelmente sim.
Mas o dinheiro é seu, e você faz com ele o que quiser.
Só prepara o seu emocional para ouvir rumores de que o Galaxy S26 já está no forno antes mesmo de você fechar a compra no site da Samsung.
A triste realidade do consumidor de tecnologia é essa: você nunca está realmente satisfeito.
Mas, se for para gastar, faça o gasto com convicção e coragem. E ao menos encare a compra de um novo smartphone como um investimento que pode oferecer algum tipo de retorno na sua vida.
E se der pra tirar uma selfie com cara de sabichão enquanto lê este artigo, melhor ainda. Afinal, um telefone novo é como um par de sapatos: é incrível no primeiro mês, mas eventualmente acaba coberto por reclamações sobre como foi caro demais.
Ou quando o solado solta.
Ou quando começa a apertar no seu calo.
Pense nisso.