Você planejou vender um computador, portátil ou desktop? Ou já pensou em emprestar o equipamento para um amigo? Pois saiba que a segurança é muito importante para esse tipo de produto, porque o nosso computador é um item é muito importante. É a nossa centra multimídia e de trabalho, onde armazenamos muito mais dados do que imaginamos. Por isso, devemos estar preparados.

Nesse post, oferecemos uma série de dicas sobre o que excluir do seu computador se você pretende vender ou emprestar o equipamento. Na verdade, se você realmente se preocupa com a privacidade, exclua todos esses dados agora mesmo do seu PC.

 

 

Apague esses dados do seu PC agora

 

 

A maioria das pessoas deveria saber que precisa limpar o disco rígido antes de doar ou vender um computador antigo. No entanto, existem alguns dados em seu laptop que colocam a sua vida pessoal e financeira em risco nesse exato momento.

Há quatro tipos de dados que você deve remover do seu PC agora. E embora faça algum sentido, a formatação não é uma opção para alguns que simplesmente não sabem como realizar o processo ou não querem deixar o PC com um especialista para esse serviço.

Se você é esse tipo de usuário, essas dicas são perfeitas para você.

 

 

Números de cartão de crédito

 

 

A menos que você seja um usuário antiquado e sempre compre um produto físico, você com certeza fez pelo menos uma compra online no seu computador. Esses cartões, por conveniência, permanecem armazenados no histórico e nas senhas do navegador, comprometendo seus dados.

Se você é um usuário que gosta de carregar todos os seus dados localmente, haverá arquivos com as informações do seu cartão de crédito. No caso de um veterano informático, esses formulários da web serão registrados no navegador, comprometendo sua segurança. A solução é excluir todos esses arquivos do disco rígido e também excluir todos os dados financeiros armazenados no navegador, sendo a via mais fácil apagar todo o histórico com senhas salvas. Além disso, é recomendado desativar a função de preenchimento de campo automático para evitar tais situações no futuro.

 

 

Atualizações da conta bancária

Muitos usuários de computador, de forma consciente ou involuntária, ativaram uma opção que envia atualizações de status para a conta bancária. Ou seja, periodicamente, sua conta do Google vai receber um e-mail com todos os dados e atualizações de sua conta bancária. Você tem que eliminar essas opções antes de vender um computador.

Caso você tenha baixado esses dados, eles provavelmente estão na pasta de downloads. Em caso afirmativo, você deve eliminá-los o mais rápido possível, pois tais dados fornece detalhes bancários e suas atividades de compras.

 

 

Informações de contatos

 

 

Empresas como a Microsoft recebem todos os tipos de dados pessoais, como nosso endereço, data de nascimento, nome completo, etc. É apagar todas as informações que são fornecidas para essas empresas de forma inconsciente ou que ficam ao léu no seu PC, mas em computadores de outros usuários. Os ladrões cibernéticos podem criar falsas personalidades e usar esses dados para fazer compras fraudulentas online, alterar as informações da conta ou roubar tais informações, alterando os dados.

Todas as informações de contato devem ser excluídas dos formulários de preenchimento e downloads automáticos de arquivos que contenham esses pontos de dados.

 

 

Imagens

 

 

Uma imagem vale mais que mil palavras, e potencialmente milhares de dólares nas mãos do cibercriminoso certo. Em vez de verificarem sua identidade pessoalmente, algumas empresas usam fotos digitais de smartphones para tal evidência. Quando usado com informações de backup, uma foto sua ou de seu filho pode levar ao roubo de sua identidade.

É óbvio que as imagens de nossos computadores contêm muitas informações pessoais, e isso não é uma novidade para ninguém. Você deve excluir todas as imagens pessoais (ou até não pessoais) que você tem após fazer uma cópia delas. E nem sequer falamos de fotografias íntimas. Os uploads na internet podem causar muitos problemas. Logo, tenha o máximo cuidado.