TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Usuários do Android na Europa poderão escolher entre cinco navegadores web | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Internet | Usuários do Android na Europa poderão escolher entre cinco navegadores web

Usuários do Android na Europa poderão escolher entre cinco navegadores web

Compartilhe

Agora os usuários de smartphones Android podem escolher qual navegador web quer usar no sistema operacional, em uma lista de cinco navegadores e motores de busca diferentes.

Assim, o Google atende as exigências da União Europeia e as iniciativas anti-monopólio. Uma multa contra a gigante de Mountain View de 4.34 milhões de euros aplicada em 2018 foi o principal motivador da mudança, já que houve a acusação do Android bloquear a concorrência na hora de oferecer diferentes opções de navegação e busca.

Na mesma sentença, era exigido que a Google apresentasse uma proposta para oferecer aos usuários a opção de escolher outras possibilidades entre os navegadores disponíveis no mercado.

 

 

Uma vantagem injusta, de acordo com a Comissão Europeia

 

 

Foi entendido na sentença que pré-instalar o Chrome e o mecanismo de buscas do Google nos seus smartphones era uma vantagem injusta para o Google, que hoje tem boa parte do parque de dispositivos móveis com Android.

O Google explicou que ofereceria aos usuários do Android o poder de escolha do navegador e do motor de busca, mas não revelou detalhes em como faria isso. Se isso não acontecer, a empresa vai enfrentar uma multa equivalente a 5% dos lucros da Alphabet.

Ou seja, a tendência é que os usuários verão a opção de fazer o download de diferentes aplicativos de busca e navegadores. Serão duas novas telas: de um lado, os aplicativos de busca, e de outro, os navegadores, incluindo as opções que já podemos encontrar instaladas no dispositivo.

O usuário será questionado sobre qual navegador e buscador quer usar, apresentando cinco opções de cada item, selecionadas em função da sua popularidade, definidos pelos dados oferecidos pela indústria e o volume de downloads em cada país. A ordem apresentada na tela será totalmente aleatória.

Quando o usuário fizer o download de um app de busca, o Google vai perguntar se ele quer mudar o motor de busca pré-definido do Chrome na próxima vez que executá-lo. As novas opções vão aparecer nos dispositivos já ativos e nos novos smartphones comercializados na Europa.

 

 

A concorrência não vê na decisão uma solução

 

 

O FailSearch, grupo que fez a denúncia sobre a situação, esperava uma decisão mais dura. Consideram que as medidas tomadas pelo Google não resolvem a situação de desigualdade em relação a outros navegadores e buscadores.

Indicam que, de fato, o problema mais importante não foi resolvido, porque tanto o Google como o Chrome seguem sendo os aplicativos e/ou serviços padrão ao ligar um dispositivo Android.


Compartilhe