Há muito de mito e realidade no terreno das baterias de celulares. Nem tudo é absoluto, pois depende de determinadas condições. Um típico exemplo disso é a questão da recarga do dispositivo com um carregador de marca diferente.

Na verdade, não importa se você carrega o seu smartphone Samsung com um carregador Motorola, por exemplo. Não haverá danos nesse caso. Mas leve em consideração alguns aspectos importantes.

A primeira coisa se aplica mais a carregadores genéricos ou de marcas desconhecidas. Certifique-se de que o carregador em questão passou por rigorosos testes de qualidade e certificado. Se for um carregador de marca conhecida, você não terá problemas nesse sentido.

A segunda coisa que você precisa fazer é revisar a voltagem e a amperagem necessárias para o seu celular, pois uma mudança radical como essa (que é carregar com menor voltagem do que o celular precisa) pode afetar sensivelmente o tempo de recarga.

Por fim, certifique que o carregador está em bom estado. Caso contrário, isso poderá gerar problemas graves como uma descarga. Não use carregadores com o cabo danificado ou a caixa de luz quebrada.