Compartilhe

Sua saúde pode ser afetada de várias formas, e por coisas que fazemos todos os dias. Muitas dessas coisas são aparentemente inofensivas, mas que podem ser muito prejudiciais a longo prazo. Uma dessas coisas é algo que muitos leitores (e eu, inclusive) abraçaram como hábito rotineiro: o uso de fones de ouvido todos os dias.

Eu sei que muitos que estão lendo esse post já sabiam que o uso de fones de ouvido de forma constante pode ser algo prejudicial para a audição humana com o passar do tempo. Mas esse post tem como objetivo apresentar um sinal de alerta mais enfático para o problema.

 

 

 

Use com moderação

 

 

Tudo o que é feito e consumido em excesso pode causar danos para o ser humano, e é claro que o uso dos fones de ouvido não seria uma exceção. O problema é que essa prática pode causar mais danos do que a maioria pode imaginar.

Para começar, o uso contínuo e diário dos fones de ouvido pode entregar um acúmulo de cera nos seus ouvidos. Isso acontece porque as ondas de som em elevados volumes vai empurrando a cera de volta para dentro do canal auditivo, neutralizando o trabalho que nossos ouvidos fazem ao empurrar essa cera para fora de forma natural.

O problema é que uma hora vai ter tanta cera no seu ouvido, que você não vai conseguir escutar absolutamente nada, e a única saída será procurar o médico para realizar uma limpeza do canal auditivo. É importante mencionar que o uso dos cotonetes só piora a situação: nunca, jamais em tempo algum use os cotonetes para limpar o seu ouvido, pois eles só empurram a cera de volta para o seu ouvido.

A outra forma que o uso dos fones de ouvido de forma constante pode afetar a sua saúde é com o trauma acústico, que é uma forma elegante para dizer que você vai perdendo a capacidade de escutar nas idades mais precoces. É impressionante ver como os jovens entre 20 e 30 anos estão perdendo a audição com maior frequência, e é inevitável não associar esse sintoma com o uso constante dos fones de ouvido.

Moral da história: usar os fones de ouvido todos os dias em um volume elevado vai causar danos permanentes para o futuro. Procure utilizar o acessório com moderação, tanto no tempo de uso quanto no volume aplicado ao mesmo. É sempre melhor prevenir do que remediar.

E… depois de escrever esse post, eu digo, com todas as letras: eu estou perdido!


Compartilhe