TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Universidade australiana cria DVD com 1.000 TB de armazenamento | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Tecnologia | Universidade australiana cria DVD com 1.000 TB de armazenamento

Universidade australiana cria DVD com 1.000 TB de armazenamento

Compartilhe

dvd-mirror

Um projeto australiano conseguiu a façanha de adicionar 1.000 TB de dados em um único DVD. Lembrando que os discos comercializados hoje alcançam, no máximo, 8.5 GB.

Uma equipe da Universidade de Tecnologia de Swinburne (Austrália) são os responsáveis pelo feito, que se baseia no uso de dois lasers de 500 nanômetros, onde o segundo vai afinar o trabalho do primeiro, reduzindo o espaço ocupado e, com isso, aumentando a densidade. Eles trabalharam no projeto por anos (os primeiros registros datam de 2013), e agora eles conseguiram o investimento necessário para continuar o projeto. Por enquanto, não sabemos se esse DVD chegará ao mercado de alguma forma, ou se será uma simples inovação acadêmica que ficará disponível para o desenvolvimento de outras empresas.

Ou seja, enquanto muitos achavam que os DVDs estavam mortos, essa inovação reinicia o debate sobre a eficiência do armazenamento óptico. Talvez os 4.7 GB ou 8.5 GB dos DVDs tradicionais eram insuficientes. Mas… o que dizer de um DVD de 1.000 TB? Na ausência de outros detalhes (dispositivos necessários, velocidade de acesso e leitura, tempo de gravação, etc), não me parece ser uma má ideia dar uma nova chance para esse formato de armazenamento.

Via TweakTown, ScienceAlertUniversidad de Swinburne


Compartilhe