Dois pesquisadores da Universidade de Stanford estão trabalhando no desenvolvimento de uma inteligência artificial que gera memes.

Isso mesmo. Agora é possível gerar memes com um simples clique, sem precisar pensar muito (não que as pessoas que criam memes pensem muito para produzir as piadas com imagens que infestam a internet).

O algoritmo desse projeto analisou 400 mil imagens, tags e textos relacionados com memes, em aproximadamente 160 variações de combinações de imagem + etiqueta com piadas sobre cada uma delas. O restante fica por conta de um vocabulário, regras semânticas, inicialização aleatória e vetores para refinar o processo da rede neuronal convolucional.

Encontrar as melhores piadas não é uma tarefa fácil. Menos ainda para uma IA. No processo, foram adicionados métodos para comprovar a gramática correta, além do que eles chamam de “fator de perplexidade”.

Uma vez preparados os memes, eles são apresentados em grupos de cinco para voluntários que avaliam a atenção dada ao meme e se são capazes de distinguir qual meme foi criado por um ser humano, e qual foi criado pela inteligência artificial, sem falar no “teste de hilaridade”.

Depois de um tempo de aprendizado, a IA consegue gerar memes sozinha.

O estudo completo você confere nesse link. E… sim… você viveu para ver pesquisadores investindo tempo e dinheiro em memes.