Uma cidade inteira nos EUA foi vítima de um sequestro por hackers | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Uma cidade inteira nos EUA foi vítima de um sequestro por hackers | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Notícias | Uma cidade inteira nos EUA foi vítima de um sequestro por hackers

Uma cidade inteira nos EUA foi vítima de um sequestro por hackers

Compartilhe

O caos aconteceu em Baltimore, Maryland (EUA), onde um grupo de hackers sequestraram milhares de computadores ao mesmo tempo. POr dia, a cidade de mais de 600 mil habitantes é vítima de um ataque em massa, onde mais de 10 mil equipamentos foram afetados.

Ao que parece, os hackers realizaram o ataque com o RobinHood, um dos ransomwares mais perigosos do mundo, impedindo os sistemas de serem restaurados sem a senha dos equipamentos. Os atacantes exigem um resgate de 100 mil euros em bitcoins, e não apenas os cidadãos foram vítimas da ação, mas também todos os órgãos do governo local e serviços públicos, como polícia, bombeiros e companhia elétrica, que não podem acessar os computadores dos seus postos de trabalho.

 

 

Muitos serviços voltaram para o modo manual

 

 

O ataque foi tão problemático, que determinados centros de serviços básicos para a população estão utilizando um gerenciamento manual para operações informatizadas, o que está ocasionando atrasos. Agora, o objetivo é voltar a deixar online todos os serviços críticos, e fazer isso de uma forma que a segurança de todos esteja garantida. Porém, é possível que os sistemas mais complexos demorem meses até serem recuperados por completo.

Além disso, o governo da cidade de Baltimore já anunciou que não pretende pagar o resgate, e continuam trabalhando para encontrar uma solução para esse complicado problema. Fato é que os ataques do tipo ransomware são tão perigosos, que a única forma de voltar a ter o controle do computador é formatando o equipamento.

Obviamente, a solução extrema traz consigo a perda importante de dados e arquivos. Os especialistas recomendam que você nunca deve ceder a esse tipo de chantagem, e sempre manter a segurança elevada nas configurações de segurança, ficando em dia com as últimas atualizações de segurança, ter um bom antivírus instalado ou utilizar máquinas virtuais para isolar o sistema principal.

Também vale a pena ter uma boa dose de bom senso no uso do computador, evitando o acesso a sites suspeitos, além de adotar um comportamento de uso mais consciente.

 

Via Tuexperto


Compartilhe