Um WiFi tão rápido quanto a fibra ótica? Como assim? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Um WiFi tão rápido quanto a fibra ótica? Como assim? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | Um WiFi tão rápido quanto a fibra ótica? Como assim?

Um WiFi tão rápido quanto a fibra ótica? Como assim?

Compartilhe

As operadoras usam a fibra ótica para atrair clientes, mas deixam de lado o WiFi. Por que? Porque nesse momento o WiFi não consegue competir com a velocidade da fibra, sofrendo de cortes e latências, algo irritante se a nossa conexão não é especialmente rápida.

Porém, isso pode acabar em breve. Um grupo de especialistas afirma que desenvolveu um sistema WiFi tão rápido quanto a fibra.

 

 

Um WiFi tão rápido como a fibra ótica? Como assim?

 

 

Um grupo de pesquisadores do Instituto IMDEA Networks desenvolveu uma nova arquitetura de comunicações para futuras redes sem fio ultrarrápidas. Em um comunicado oficial, eles relatam que este novo sistema pode alcançar velocidades de dados que até agora só eram possíveis com a fibra ótica.

Os especialistas relatam que a comunicação sem fio de última geração está a ponto de chegar na sua máxima capacidade, e a única opção viável seria aumentar a largura de banda utilizável. Mais precisamente foi isso que foi feito com a Searchlight: o seu projeto onde foi criada uma tecnologia de rede sem fio que opera em bandas de alta frequência nunca usadas antes, como a de 60 Hz.

 

 

Como eles conseguiram isso?

 

 

Os pesquisadores descrevem um sistema baseado em bandas de ondas milimétricas, e garantem que as grandes empresas do setor já estão testando essas faixas para obter velocidades de dados maiores. Além disso, explicam que, dessa forma, eles conseguem uma rede sem fio “robusta, flexível, interoperável e rentável”.

Os protocolos e algoritmos desenvolvidos no Searchlight aportam elementos considerados “essenciais” para garantir a escalabilidade das futuras redes sem fio. Isso prevê que tais redes contarão com muitos canais direcionais para a comunicação entre os pontos de acesso e os dispositivos. A arquitetura das redes com ondas sem fio vai se caracterizar por ser “ultra-densa e ultra-escalável”.

Infelizmente, não sabemos quando essa tecnologia de ondas milimétricas vai chegar para o grande público. Por outro lado, é obvio que se uma rede WiFi é tão rápida quanto a de fibra, ela poderá ficar obsoleta em um futuro ainda distante. No final das contas, ninguém gostaria de ter cabos no meio do caminho sabendo que os mesmos podem ser evitados.

 

Via Networks


Compartilhe