Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Internet | Um terço dos NFT já não vale mais nada

Um terço dos NFT já não vale mais nada

Compartilhe

Conselho de amigo: pare de se empolgar com o NFT.

Nesse momento, muitos já estão entendendo que o mundo está manejando um grande cesto de maçãs podres, e pelo menos um terço de todos os NFTs negociados até agora já não vale absolutamente nada.

E mais: outro terço desses elementos não tangíveis está valendo bem menos do que foi pago originalmente pelos seus compradores.

Resultado: a bolha do NFT está estourando rapidamente, e quem for esperto nem vai entrar neste jogo.

Vamos explicar neste post os motivos para tudo isso acontecer dessa forma, e porque você deve pensar dez vezes antes de entrar no jogo do NFT.

 

 

 

Dinheiro fluindo sem sentido algum

As vendas de NFT simplesmente despencaram na OpenSea, a principal plataforma de compra e venda desses ativos. Essa queda foi de nada menos que 67% em um único mês, e analisando os valores dos itens vendidos, foi verificado que um terço dos itens tiveram o seu valor zerado.

O número máximo de compradores de NFT alcançou o seu número máximo em fevereiro de 2022 e, desde então, está caindo violentamente, o que mostra que o interesse do público geral nesses itens já diminuiu.

Ou seja, mais uma vez, tudo o que vem fácil, vai fácil. Inclusive o dinheiro comercializado.

Em um sistema onde o dinheiro flui de forma muito rápida e sem qualquer razão de ser, o NFT acabou se desvalorizando por conta de um comportamento quase irracional por parte de criadores/vendedores e, principalmente, compradores desses itens.

Sério, qualquer bobagem poderia se transformar em NFT, e o valor desses itens ficou banalizado rapidamente. No final das contas, itens que poderiam ter um significado real para o criador ou para o comprador, com contexto emocional ou histórico, caiu no lugar comum porque, basicamente, o dinheiro correu rapidamente para todos os lados.

Sem falar que alguns itens em NFT que, em teoria, deveriam ser exclusivos, foram replicados ou clonados por vários outros criadores. Isso mesmo, amigo leitor: um mercado de pirataria de elementos não tangíveis ajudou na desvalorização dos itens, tal e como acontece no mundo físico.

 

 

 

Desafios que o NFT não soube superar

Ainda não está claro se a bolha do NFT começou a se romper, e tudo o que estamos testemunhando neste momento pode muito bem ser um movimento de estabilização do mercado. E vamos ter que esperar para descobrir se é isso mesmo, ou se é o começo do fim.

O que já sabemos é que o NFT não soube superar alguns desafios típicos de um novo formato de negócio que o mundo ainda estava descobrindo maneiras para trabalhar com ele. Inicialmente, tudo parecia ser uma nova forma para os artistas alcançarem os seus fãs com itens exclusivos. Mas o tempo mostrou que o sistema seria um problema até mesmo neste sentido.

Outro problema que precisa ser resolvido com urgência está na especulação sem controle, com pessoas que compram os seus próprios NFTs para inflacionar o mercado de forma artificial, prática conhecida como “wash trading”, que já era praticada no passado na bolsa de Wall Street.

No final das contas, o futuro do NFT é bem incerto. O que é certo é que muita gente já está perdendo dinheiro com ele. Logo, pense muito bem no que vai fazer antes de se aventurar neste mercado. As chances de tudo dar errado já são enormes.

E você foi oficialmente avisado sobre isso neste post.


Compartilhe