Compartilhe

Hoje, temos computadores portáteis que são potentes o suficiente para substituir desktops, e cobrindo todas as necessidades de qualquer usuário. E como a tendência atual se inclina para a mobilidade, empresas como a Eurocom seguem apresentando verdadeiras loucuras tecnológicas nas configurações, que podem deixar a muitos embasbacados.

Chamamos esses notebooks de loucuras porque elas são inalcançáveis para a maioria dos bolsos. Por outro lado, são configurações muito diferentes e maravilhosas. Afinal de contas, não é todo dia que encontramos um notebook com 28 TB de armazenamento, por exemplo.

É o que acontece com os portáteis Sky X9C e Tornado F7W da Eurocom, que contam com três slots M.2-2280 para SSD, assim como duas baias de 2.5 polegadas para SSD ou HD. Os dois notebooks suportam até três unidades SSD Sabrent Rocket de 4 TB e duas unidades SSD SATA de 8 TB Micron série 5100, alcançando assim os mencionados e muito chamativos 28 TB de armazenamento via flash NAND.

 

 

 

O que você armazenaria em um notebook com 28 TB?

 

 

É claro que, por padrão (algo já conhecido de qualquer usuário de tecnologia por décadas), você não vai aproveitar os 28 TB de armazenamento por inteiro, já que o espaço disponível sempre vai ser um pouco inferior. Mesmo assim, com uma boa configuração RAID, você não vai encontrar um notebook com essa característica com muita facilidade no mercado.

É claro que optar com essas configurações tem um preço a ser pago. E não é um preço pequeno. Mas eu falo de valores mais adiante. Por enquanto, é preciso mencionar que tanto armazenamento fará o peso do equipamento subir, sem falar no sentido que tem montar um monstro como esse para um uso ‘portátil’, pois com tal extremo com certeza uma torre desktop oferece mais vantagens.

Mas se você pode pagar US$ 10.700 para ter um portátil com 28 TB de armazenamento… por que não?

Nas demais características, o Sky X9C pode receber um processador Intel Core i9-9900K octa-core, 128 GB de RAM DDR4-2666 e duas GPUs NVIDIA GeForce RTX 2080, o que somando a uma tela 4K e os demais componentes necessários para um desempenho a altura dessas configurações, o preço desse notebook pode alcançar nada menos que US$ 20.500. O mesmo pode acontecer com o Tornado F7W.

Uma pequena fortuna.

Levando em consideração que estamos falando de dois notebooks com telas de 17.3 polegadas, é pouco provável que uma pessoa em pleno gozo de suas faculdades mentais tenha a coragem de adquirir algo desse tipo para as tarefas básicas. Mas vivemos em um tempo onde estamos vendo as coisas mais malucas ao redor do mundo, e a Eurocom parece ter adicionado mais um elemento na fila de maluquices.

Lembrando que a mesma Eurocom foi a primeira a lançar um notebook com oito núcleos de processamento, e que ela já está mais do que acostumada a entregar o mais potente e arriscado no mercado de computadores portáteis.

 

 

Via AnandTech, Sky X9CTornado F7W


Compartilhe