TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia 4.4 bilhões de pessoas estão fora da internet | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | Um mundo conectado, onde 4.4 bilhões de pessoas estão fora dele

Um mundo conectado, onde 4.4 bilhões de pessoas estão fora dele

Compartilhe

no_internet

A internet pode ser algo que já faz parte do seu cotidiano. Um item básico de nossas vidas, que já estamos acostumados a ter, ou que dependemos para buscar informação, entretenimento e para ganhar dinheiro. E por conta disso, perdemos a dimensão disso. Alguns estudos mostram como precisamos avançar nesse aspecto. E, mesmo que a frase ‘mundo conectado’ se faça presente na sua vida, ainda tem muita gente fora desse mundo,.

O estudo ‘Offline and falling behind: Barriers to Internet adoption’, realizado pela empresa McKinsey & Company em parceria com o Facebook, mostra quais são as barreiras que impedem que as pessoas se conectem à internet. Os dados foram divididos em quatro categorias: incentivos, baixas vendas e acessibilidade, capacidade dos usuários e infraestrutura.

paises-internet

Os números revelados pelo estudo são surpreendentes. 4.4 bilhões de pessoas não contam com acesso à internet, e desses, 3.4 bilhões estão concentrados em apenas 20 países. Por exemplo, a Índia conta com 1.063 bilhão de pessoas desconectadas, ou seja, apenas 15% da população do país está conectada. Na China, 736 milhões estão desconectados; no México, 69 milhões, e nos Estados Unidos, 50 milhões. No Brasil, são 97 milhões de pessoas desconectadas.

Com esses números cruzados com a quantidade de habitantes de cada país, se obtém a porcentagem de penetração da web em cada país (gráfico abaixo).

penetracion_internet-1

Outros dados mostram que entre 1.1 e 2.8 bilhões de pessoas não contam acesso à internet móvel, e entre os países em desenvolvimento, as mulheres contam com 25% a menos de chances de estarem conectadas do que os homens.

 

Razões e Barreiras

64% das pessoas que não estão conectadas estão nas zonas ruais, onde a infraestrutura de rede é escassa, assim como é a educação e a saúde. Por exemplo, na Índia, 45% da população não possui eletricidade, um elemento imprescindível para que exista uma conexão.

O estudo fez uma tabela que leva em conta as quatro categorias citadas anteriormente, estabelecendo uma qualificação de acordo com a qualidade nessa categoria. Dessa forma, é possível detectar qual é o fator predominante, e onde é preciso colocar uma atenção especial.

barreras_internet

Na tabela, vemos como a Etiópia é o país com maior número de obstáculos para oferecer uma conexão de internet aos seus habitantes. Outro exemplo interessante está na Rússia, que por conta das ações do próprio governo, tem 38% de sua população desconectada.

Esse tipo de estudo serve para que possamos saber um pouco mais do cenário atual desse tal ‘mundo conectado’, mostrando onde estamos parados, e onde podemos avançar. A situação de algumas regiões do planeta precisam melhorar e muito, não apenas no quesito internet, mas também na sociedade como um todo. Mesmo que pareça uma utopia, sempre existe a possibilidade de, no futuro, esse mundo em que vivemos se torne um verdadeiro mundo conectado.

Via The Washington Post, McKinsey & Company


Compartilhe