Se você não consegue mudar o sistema operacional de forma drástica (porque ele funciona muito bem para os seus usuários), não consegue melhorar o processador (porque o desenvolvimento chegou no topo) e a margem de lucros por unidade vendida está caindo, para que lado você corre se é a Apple?
É exatamente isso que você está pensando: muda o design, finge que está apresentando um novo smartphone e torce para enganar os troux… ops, desculpe… para convencer as pessoas.
É o que a Apple deve fazer se lançar um iPhone ultrafino (e cobrar ainda mais caro que o iPhone Pro Max por ele).
É o que dizem que vão fazer…
Os rumores mais recentes apontam para uma versão do iPhone ultrafino, que seria a maior mudança de design no smartphone da Apple desde o lançamento do iPhone X em 2017.
Por outro lado, os rumores também indicam que o modelo deve custar mais caro que o iPhone Pro Max, o que mostra que a Apple sabe muito bem que é a mudança de design do produto é o que realmente chama a atenção do grande público.
E se aproveita disso para aumentar as margens de lucro por unidade vendida do futuro iPhone.
Tenha em mente que a Apple não vai lucrar porque esse hipotético iPhone Slim será mais caro que o iPhone Pro Max. Os lucros se maximizam de forma quase obscena se a empresa realmente descontinuar o iPhone Plus em favor do novo modelo.
A Apple sabe também que os usuários estão propensos a pagar a mais para ter uma tela maior, e lançou o iPhone Plus para oferecer uma opção para quem queria ter um telefone da empresa com tela maior, mas que não queria se sentir obrigado a gastar a pilha de dinheiro que a empresa pede pelo iPhone Pro Max.
Mas parece que o período de bondades de Tim Cook acabou, e o que importa mesmo é fazer com que os usuários paguem o que for por uma tela maior ou design mais refinado.
E que o iPhone Plus seja descontinuado em nome disso.
Vai dar certo?
Por diversas vezes afirmei que a Apple estava errando miseravelmente em algumas de suas decisões no segmento de smartphones. E o tempo me mostrou que eu era quem errava miseravelmente nas previsões.
Nos últimos anos, não apenas o iPhone era o smartphone mais vendido do planeta, como era o iPhone Pro Max o campeão em vendas. E eu pensando que as pessoas não iriam pagar o absurdo que a Apple cobra por seus telefones mais caros.
Dito tudo isso… por que o iPhone Slim não daria certo?
Cansei de dar murro em ponta de faca, e reconheço que os usuários da Apple estão dispostos a pagar o que for pelos melhores smartphones da empresa.
Considerando que o iPhone Slim ficaria acima do iPhone Pro Max no preço e na escala de importância, e que a própria Apple entendeu que seus usuários gostam de se sentir exclusivos…
…eu não vejo motivos para não acreditar na Apple dessa vez.
Faz tempo que o iPhone precisava de uma repaginação mais drástica. E com o novo iPad Pro (2024) que é hoje o dispositivo mais fino da Apple, é correto dizer que um iPhone Slim cairia como uma luva neste momento.
E falo tudo isso de coração aberto. Sem medo de ser considerado contraditório nas opiniões expressas.
Mesmo porque todo mundo precisa evoluir na vida. Quem mantem a mesma velha opinião formada sobre tudo é burro.