TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Um fundo de tela pode economizar bateria no smartphone? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Um fundo de tela pode economizar bateria no smartphone?

Um fundo de tela pode economizar bateria no smartphone?

Compartilhe

Já falamos sobre isso aqui no blog, mas a nossa audiência é rotativa, e muitas pessoas procuram todos os dias por meios de reduzir o consumo de bateria nos smartphones. Logo, qualquer ajuda é válida neste sentido.

Os fundos de tela existem para personalizar os smartphones, seja através de uma imagem previamente produzida ou de uma foto registrada. Porém, o que serve para dar uma identidade para o dispositivo também pode fazer com que a bateria do telefone se esgote mais rapidamente.

Algumas dicas parecem ser eternas, independente do avanço da tecnologia móvel. E muitos usuários podem se beneficiar dessas dicas para economizar um pouco de bateria no smartphone.

E é sobre essas dicas que vamos falar um pouco mais neste post.

 

 

 

Os benefícios do fundo de tela preto

Fato: usar um fundo de tela preto no smartphone ajuda a reduzir de forma considerável o consumo de bateria. E um fundo de tela branco fará com que o consumo aumente. Essa relação é quase matemática, mas não funciona com todos os tipos de tela.

Usar um fundo escuro em telas LCD não serve para nada, já que os pixels deste tipo de tela permanecem ligados o tempo todo, mesmo com tons mais escuros ou em preto.

Logo, se você possui um smartphone com uma tela LCD, o truque do fundo preto não vai funcionar, e você vai precisar adotar outras estratégias se deseja reduzir o consumo de bateria no dispositivo (vamos falar sobre isso mais adiante; não saia deste artigo por enquanto).

Já as telas OLED e AMOLED podem se beneficiar do fundo de tela preto, pois os pixels escuros ficam desabilitados, o que efetivamente vai promover uma redução no consumo de bateria do telefone.

Mas existem outras formas de economizar um pouco de bateria no telefone que estão, de alguma forma, relacionadas com o uso do fundo de tela.

 

 

 

Não use fundos animados

Eu sei que você gosta desses fundos que mostram movimento na tela, aumentando a imersão e dando um toque ainda mais pessoal ao dispositivo. Sim, é um recurso legal e interessante.

Porém, você não faz ideia da quantidade de bateria que os fundos animados de tela pode consumir em um uso diário.

O simples fato desses elementos gráficos ficarem em movimento o tempo todo faz com que as telas fiquem modificando a cor dos seus pixels de forma contínua, e o gasto de bateria é inevitável neste caso. E aqui, a regra vale para qualquer tipo de tela.

Por isso, o recomendável é utilizar os fundos de tela estáticos no lugar dos dinâmicos. Além disso, fundos animados gastam bateria e consomem mais RAM no dispositivo, e se o seu telefone é mais limitado neste aspecto, o desempenho vai cair de forma considerável.

 

 

Use o Modo Escuro

O Modo Escuro não existe em nossa vida apenas por conta dos aspectos estéticos ou para reduzir os danos à sua visão. Ele também influencia no consumo energético do smartphone, ajudando a entregar horas preciosas de uso ao dispositivo.

Mesmo que as telas LCD não se beneficiem tanto do Modo Escuro, ele é bem vindo porque reduz inclusive a emissão de luz pela interface do sistema operacional e dos aplicativos instalados no telefone.

E, mesmo assim, os usuários com telas LCD podem também reduzir o brilho das telas, o que ajuda de alguma forma a manter o telefone funcionando por mais tempo.


Compartilhe