Compartilhe

Em um acidente de moto, o seu capacete é a barreira mais importante contra lesões ou até a morte. Mas fora isso, não faz mais nada. E quando compramos um novo capacete, queremos receber vantagens e inovações. E e se o seu capacete tivesse uma função proativa, para evitar acidentes? Esse é o conceito do designer Joe Doucet, que apresentamos nesse post.

 

 

Sua cabeça será a ‘terceira luz’ de sua moto

 

O Sotera Advanced Helmet é um capacete que incorpora funções avançadas para evitar acidentes. Por isso, ele possui um design do tipo ‘jet’, sem proteção na parte frontal. É o tipo de capacete preferido para o uso no verão, mas a sua mandíbula corre mais riscos em caso de acidentes.

O Sotera conta com inovações curiosas, como uma tela LED na parte inferior do capacete, que muda de cor de acordo com a situação, se conectando com os acelerômetros integrados na parte superior, com a esperança de alertar aos motoristas.

Por exemplo, o capacete fica com a luz em branco como uma luz de posição, algo útil em momento com baixa visibilidade, como em chuva ou neve. Em caso de frenagem, a luz se ascende em vermelho, similar à luz de freio de carros e motos. A lógica é que as luzes das motos ficam muito baixas em comparação com outros veículos, e com uma luz mais visível, os acidentes podem diminuir.

 

 

 

Um capacete de moto inteligente que nos protege

 

Olhando para o futuro, um sistema semelhante pode ser melhorando com as informações obtidas por outros carros. Alguns sistemas podem permitir que os carros compartilhem informações sobre sua posição e estado. Esses dados podem ser compartilhados com capacetes como esse. E, em caso de acidentes, o Sotera é fabricado em kevlar e policarbonato, que são capazes de absorver os impactos.

Por enquanto, o Sotera é apenas um conceito, um design do que poderia estar por vir. Está bem claro que a indústria tem muita margem de melhora, e usar novas tecnologias pode ser o segredo para o sucesso.

 

Via Sotera, Gear Patrol


Compartilhe