realidade virtual

O VRChat é um jogo onde os usuários podem usar qualquer tipo de avatar, criando assim comunidades bem humoradas em alguns casos, mas muito hostis em outras. É comum ver nessas comunidades piadas pesadas e bullying com outros jogadores. Mas há situações onde a realidade supera o virtual.

Rogue Shadow VR é um youtuber que passa muito tempo no VRChat. Ele pensou em fazer mais um vídeo sobre o seu dia a dia no mundo virtual, mas se deparou com uma situação totalmente inesperada.

Um avatar de um dos jogadores presentes na sala começou a fazer movimentos muito estranhos, com registro de dorso e braços, o que deixava a postura do seu avatar algo muito real.

Rogue Shadow VR pensou inicialmente que poderia ser uma brincadeira para chamar a atenção. Porém, rapidamente percebeu que era uma situação real ao ouvir a respiração pesada do microfone do usuário, quase como um afogamento.

Os demais presentes ficaram alarmados, mas eles não sabiam o que fazer. O rapaz estava sofrendo um ataque epilético em algum lugar do mundo. O que fazer?

 

 

Felizmente, depois de minutos de agonia, o usuário respondeu aos chamados dos demais jogadores, e saiu da sala depois de confirmar que estava bem. Ao que parece, o rapaz sofreu alguns episódios de epilepsia ao longo do ano, só que naquela oportunidade, estava acontecendo ao vivo.

O motivo para Rogue Shadow VR publicar esse vídeo (depois da autorização da vítima do ataque) e conscientizar as pessoas sobre a existência da epilepsia, uma enfermidade que é preciso se levar em consideração no uso de óculos de realidade virtual.

Os ataques de epilepsia desse usuário aconteciam muito tempo antes dele experimentar a realidade virtual, e ele não parece estar muito disposto a abandonar essa tecnologia tão cedo.

 

 

Via The VergeRogue Shadow VR (YouTube)