Ubuntu 20.04 LTS Focal Fossa, e suas novidades

Compartilhe

Mais de seis meses depois do lançamento do Ubuntu 19.10, a Canonical anunciou oficialmente a chegada do Ubuntu 20.04 LTS Focal Fossa, a próxima versão de suporte estendido da distribuição que terá suporte pelos próximos cinco anos.

A versão tem uma série de novidades, várias melhorias e mudanças na interface com o tema Yaru, com novos ícones e outras mudanças. Além de um novo kernel Linux e suas significativas melhorias, também temos atualizações importantes de apps, do sistema de arquivos e da cadeia de ferramentas de desenvolvimento.

 

 

 

O que se nota logo de cara

 

 

O Ubuntu 20.04 LTS Focal Fossa chega com uma nova estética, com mudanças pequenas e relevantes para o tema Yaru, que agora conta com temas regular, escuro e claro. As mudanças são mais perceptíveis nos novos ícones, e agora podemos alternar entre os três temas a partir dos ajustes de cores de janelas, onde podemos mover o dock de posição e ajustar o tamanho dos ícones.

Outra novidade são as pastas na launcher de aplicativos com a atualização para o GNOME 3.36, além da nova tela de bloqueio, novo design do menu do sistema e o novo design das pastas.

 

 

O GNOME 3.36 tem desempenho melhor com menor uso de CPU, com animações mais rápidas, movimento do mouse com menor latência e nos menus. Tudo com menor tempo de resposta.

A nova versão também conta com uma série de otimizações no desempenho, frutos das melhorias realizadas no kernel Linux e do entorno GNOME, além do trabalho específico da Canonical.

 

 

 

Um Ubuntu mais rápido

 

 

Tanto o GNOME Shell (ambiente de desktop) como o Mutter (gestor de janelas) receberam melhorias do desempenho, deixando a área de trabalho mais fluída, com menor tempo de resposta e menor consumo de recursos.

O novo kernel Linux 5.4 recebe suporte para sistema de arquivos exFAT (obrigado, Microsoft) de forma nativa, suporte integrado para o VPN Wireguard e suporte para múltiplas CPUs, GPUs e Raspberry Pi. A lista completa está nesse link.

 

 

O Ubuntu 20.04 LTS Focal Fossa conta com o sistema de arquivos ZFS 0.8.3, suportando codificação nativa com aceleração de hardware, eliminação de dispositivos, pool TRIM e melhor desempenho, com uma inicialização mais rápida.

 

 

 

Download e instalação

 

O Ubuntu 20.04 LTS Focal Fossa tem download disponível na página de lançamentos do Ubuntu, onde a ISO final deve estar disponível no momento em que esse post for publicado (antes, só estava disponível a versão beta), ou no site oficial do Ubuntu, onde o novo software vai demorar um pouco mais para aparecer.

Outra alternativa é atualizar o sistema operacional de forma direta, a partir do Ubuntu 18.04 LTS ou Ubuntu 19.10, a partir do menu de atualizações ou digitando o comando sudo do-release-upgrade -c -d no terminal para localizar o instalador da nova versão.

O Ubuntu ainda é a mais popular distribuição Linux no mercado, e eu tenho quase certeza que os entusiastas do sistema operacional não vão demorar para instalar essa atualização. Principalmente agora, que todos sabem que a nova versão promete uma série de melhorias no desempenho, entregando uma experiência mais limpa e funcional.


Compartilhe