Ubuntu 17.10

A Canonical lançou oficialmente o Ubuntu 17.10 Artful Aardvark, que está disponível para download para usuários domésticos, corporativos, educacionais e empresas.

A versão marca a volta do Gnome ao pacote. Até a versão anterior, a Canonical utilizou o Unity, mas aos custos de gerenciar uma interface diferente e própria, algo que não se sustentava.

Também abandonou o Mir, o window manager que pretendia substituir a XOrg justo quando toda a comunidade de desenvolvedores estava trabalhando com o Wayland.

Do mais, temos uma distribuição atualizada e muito funcional, que deve atender a grande comunidade de usuários que deve se beneficiar da mudança para o combo Wayland+Gnome. Algumas coisas mudam, todos os esforços para desenvolvimento da interface de usuário da Unity se perde, e a Canonical maquiou um pouco o Gnome para que o software se adapte aos costumes dos usuários Ubuntu.

 

 

Outra mudança de destaque é a ausência de mídias de instalação para a versão x86 32 bits para desktop (os demais modelos seguem com suporte). A decisão da Canonical nesse aspecto pode ser por economia de despesas, já que a algum tempo eles decidiram voltar o seu negócio para os servidores e o cloud computing.

O kernel utilizado nessa versão do Ubuntu é o Linux 4.13, que tem suporte inicial para as próximas gerações do IGP da Intel. A última versão da ISO tem peso de 1.5 GB de download.

 

 

Links para download do Ubuntu 17.10:

 

Ubuntu 17.10 desktop e servidor.

Kubuntu 17.10.

Ubuntu MATE 17.10.

Xubuntu 17.10.

Lubuntu 17.10.

Ubuntu Budgie 17.10.