TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Tudo o que você pode fazer com um smartphone sem SIM Card | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Tudo o que você pode fazer com um smartphone sem SIM Card

Tudo o que você pode fazer com um smartphone sem SIM Card

Compartilhe

O smartphone é um pequeno computador que pode realizar uma série de tarefas. Porém, em sua essência, é um telefone celular. Ou seja, ele perde parte de sua alma se você não colocar um SIM Card ativo nele.

Mas perder parte dessa essência não significa que o dispositivo vai se transformar em um completo inútil. Afinal de contas, ele não se chama smartphone à toa.

É possível utilizar o smartphone de diversas maneiras mesmo sem contar com um SIM Card válido ou ativo. E entender como o dispositivo pode funcionar sem este elemento pode fazer a diferença para muitos usuários que desejam seguir aproveitando dos benefícios do dispositivo.

Neste post, vamos mostrar tudo o que é possível fazer com um smartphone que não conta com um SIM Card ativo ou válido no dispositivo.

 

 

 

Realizar chamadas de emergência

O recurso de chamadas de emergência é uma exigência de legislação, e está ativo em qualquer smartphone, independente do dispositivo contar com um SIM Card inserido ou válido.

Ou seja, em cenários mais extremos (principalmente aqueles onde você se encontra em um local cujo sinal de telefonia móvel não está funcionando), ainda é possível entrar em contato para o serviço de emergência local.

Números como 190 ou 193 tendem a funcionar mesmo sem um chip SIM no telefone, ou quando esse chip está inoperante ou inativo.

 

 

 

Use como lanterna, relógio, rádio FM…

Existem vários recursos do smartphone que não dependem de um SIM Card ativo no dispositivo para funcionar.

Relógio, lanterna, Rádio FM, GPS, calculadora, jogos e muitos outros recursos podem funcionar de forma completamente independente da conectividade de rede. E você pode usar o dispositivo para todas essas atividades sem maiores problemas.

Vale a pena gastar um tempo explorando todas essas possibilidades disponíveis no seu smartphone para descobrir quais são os recursos ou aplicativos que não dependem de um SIM Card para funcionar no telefone… e seguir utilizando esses softwares.

 

 

 

Para registrar fotos e vídeos

Se existe uma tarefa que pode ser feita sem a necessidade da rede móvel de dados ou do WiFi para funcionar é o registro de fotos e vídeos.

Eu mesmo procuro gravar os vídeos de review do blog com a conectividade totalmente desligada, apenas para não sofrer com as interferências vindas da internet (principalmente nas notificações de aplicativos ou de mensagens instantâneas).

Se você substituiu o seu smartphone por outro, mas o dispositivo antigo conta com um ótimo conjunto de câmeras, quem sabe vale a pena manter o dispositivo para uso específico de fotos e vídeos.

 

 

 

Use com WiFi, e se mantenha comunicável

Não se esqueça que você só está sem um chip SIM. Todos os outros recursos do smartphone continuam funcionando sem maiores problemas, inclusive a conectividade WiFi.

Logo, vale a pena utilizar o dispositivo para se manter conectado na internet para todas as atividades de rede que você já utilizava, como ler e-mails, acessar as redes sociais e apps de comunicações, navegar na internet e ver vídeos.

Não ter um SIM Card não quer dizer que você está totalmente incomunicável com o mundo. Basta encontrar uma rede WiFi para se conectar e pronto: pode seguir com a vida conectada normalmente.

 

 

 

Você até pode usar o WhatsApp

Tal e como acontece com praticamente todos os aplicativos de comunicação instantânea, o WhatsApp só precisa de uma conexão de internet ativa para funcionar.

Não existe a obrigatoriedade de contar com um SIM Card oferecendo uma rede de dados móveis para manter a comunicação com outros usuários. Basta conectar o smartphone com uma rede WiFi e tudo vai funcionar sem maiores problemas.

Você até pode pensar na possibilidade em ativar uma conta de WhatsApp em um segundo telefone e manter o SIM Card no seu dispositivo principal, seja para separar as comunicações entre os dispositivos, seja para garantir um pouco de paz na vida, evitando conversar com grupos específicos de usuários.

 

 

 

Use o telefone como reprodutor de música

Se os alto-falantes do seu smartphone forem potentes o suficiente, pode se dar ao luxo de utilizar o dispositivo como alto-falante portátil e dedicado à música por streaming ou offline.

Você pode optar por armazenar os arquivos de música no espaço de armazenamento interno do smartphone e selecionar um software de reprodução de músicas para ouvir os arquivos com as suas canções preferidas.

Outra alternativa é instalar no smartphone todos os aplicativos de streaming musical de sua preferência e sincronizar o telefone com algum alto-falante Bluetooth, o que transforma o conjunto em uma interessante solução musical para cenários mais casuais.

 

 

 

Use o telefone para ver vídeos

Da mesma forma que você pode utilizar o smartphone para ouvir músicas em modo offline (com os arquivos salvos na unidade de armazenamento interno) ou por streaming (com a ajuda do WiFi), você pode fazer o mesmo com os vídeos.

Aqui, a regra é basicamente a mesma: é possível armazenar os arquivos de vídeo na memória interna do telefone ou utilizar o WiFi para acessar plataformas de streaming (Netflix, HBO Max, Disney+, Star+ etc.), sem ter a obrigação de utilizar as redes móveis do SIM Card para realizar essa atividade.

Aliás, essa pode ser a melhor solução para quem quer matar um tempo durante as viagens de avião ou para quem não quer ver a bateria do telefone principal drenando pelo tempo de tela ativo.

 

 

 

Transforme o telefone em um videogame portátil

Não podemos nos esquecer que o mundo não é feito exclusivamente pelos jogos de videogames online ou cooperativos.

Muitos jogos para smartphones são pensados nos solitários, ou naqueles que não querem se conectar na internet para ter um pouco de diversão com os videogames.

Neste sentido, vale a pena considerar a possibilidade de instalar vários jogos com perfil offline para obter alguma diversão com os videogames naquela viagem mais longa ou durante a hospedagem no apartamento da praia, onde a internet é simplesmente precária.

Com os acessórios corretos, você pode transformar o dispositivo em um poderoso console de videogame portátil que não fará inveja ao Nintendo Switch.

 

 

 

Crie a sua versão do Google Home ou do Amazon Alexa

Dispositivos como o Google Home ou o Amazon Echo nada mais são do que alto-falantes com microfone integrado e um software com o assistente virtual instalado para responder aos comandos de voz.

Logo, nada impede que você faça exatamente o mesmo com aquele smartphone que não contam com um SIM Card instalado para realizar chamadas.

Para tudo funcionar de forma adequada, basta que você instale os respectivos softwares do Google Assistente e do Amazon Alexa no dispositivo e permitir que os dois programas acessem o microfone do seu telefone.

O funcionamento é o mesmo que encontramos nos dispositivos dedicados. Para quem gosta de automatizar a vida com comandos inteligentes, vale a pena ao menos experimentar.

 

 

 

O smartphone perfeito para as crianças

Por último (e não menos importante), um smartphone sem o SIM Card é perfeito para aqueles pais mais preocupados com os seus filhos desesperados para ter um dispositivo como este para falar com os amigos pela internet.

E o motivo aqui é o mais simples e óbvio do mundo: a economia.

Sem um SIM Card inserido no smartphone, não existem as chances do seu filho acabar com a sua franquia de dados móveis ou de chamadas telefônicas por acidente (apesar que hoje o normal é ter planos de chamadas ilimitadas).

Os pais que desejam ter um maior controle nas finanças ou que não querem ter surpresas no final do mês podem preparar um velho telefone para o seu filho pequeno se manter conectado na internet em um campo seguro de uso e comunicação.

 

 

 

Conclusão

Como você pode ver, ter um smartphone sem SIM Card na gaveta pode representar uma oportunidade para tirar esse dispositivo da obsolescência, com utilidades bem interessantes para o atual mundo conectado.

Com algum tempo de dedicação e abrindo a mente para as soluções de uso, você pode transformar esse telefone em um gadget multifuncional e conectado bem interessante para inúmeras finalidades e possibilidades.

Espero que você possa transformar o seu dispositivo offline sem SIM Card em um gadget poderoso para o seu dia a dia novamente. Reaproveitar um smartphone é um gesto nobre que valoriza o investimento que você fez um dia neste produto.


Compartilhe