Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Truques simples para se livrar dos vírus no smartphone para sempre

Truques simples para se livrar dos vírus no smartphone para sempre

Compartilhe

Algumas pessoas jamais foram vítimas de terem os seus smartphones infectados por um vírus. No passado, era muito mais comum ter problemas com ameaças virtuais, pois todo mundo ainda era muito inocente, e não existiam ferramentas eficazes para combater as infecções.

Hoje, estamos muito mais precavidos e preparados para combater os vírus e malwares que podem ameaçar a integridade dos dados armazenados em nosso telefone. E qualquer pessoa pode ter sucesso na tentativa de proteger os seus dados com uma mudança de postura com o dispositivo e algumas medidas preventivas.

O sistema operacional Android é um dos mais vulneráveis aos ataques de malwares. Mas você pode proteger o seu telefone com esse software de forma bem eficiente ao seguir as dicas que vamos compartilhar a partir de agora.

 

Cuidado com os aplicativos via download

A Google Play Store conta com o Google Play Protect, mas ele não é tão eficiente na hora de proteger o usuário como deveria, com vários casos de aplicativos disponíveis na loja que escondem malwares.

Isso acontece porque os criminosos cibernéticos conseguem burlar os filtros de segurança do Google Play Protect. Logo, cabe à você prestar atenção no aplicativo que você vai salvar no seu computador, pois um software com poucas avaliações tende a ser mais perigoso para o seu telefone.

 

Não dê crédito para mensagens suspeitas

Mensagens que você recebe no telefone com links que redirecionam para sites web maliciosos são portas abertas para ameaças virtuais. Por isso, preste atenção para determinados sinais que podem indicar fraudes.

O próprio smartphone Android pode alertar que aquela mensagem recebida pode ser uma mensagem de SPAM com um pondo de exclamação. Tais mensagens supostamente são enviadas por bancos e entidades financeiras, mas na maioria dos casos nem mesmo correspondem ao banco onde você tem conta.

Ou seja, desconfie das mensagens anormais e fora dos padrões de sua realidade.

 

Não escaneie qualquer QR Code

Os QR Codes se tornaram elementos do nosso dia a dia, pois estão disponíveis em bares, restaurantes, shoppings e outros estabelecimentos.

Por outro lado, tente não ser curioso demais e escanear um QR Code aleatório que você encontrou na rua. Várias dessas imagens contam com links maliciosos escondidos que podem redirecionar você para uma infecção de malware ou de outra ameaça virtual.

 

Atualize o seu smartphone o quanto antes

As atualizações de segurança não apenas incluem melhorias de desempenho, mas também os reforços de segurança que cobrem brechas no Android que não foram detectadas antes.

Por isso, fique atento à disponibilidade dessas atualizações corretivas para instalar esse software no seu telefone o quanto antes.

A melhor coisa que você pode fazer neste sentido é ativar as atualizações automáticas dos aplicativos e do sistema operacional como um todo, para não ficar com updates pendentes por muito tempo.

Para configurar o telefone para esse recurso, vá até os Ajustes do seu telefone Android, toque no item Sobre o Telefone e, depois, toque na versão do seu dispositivo e, na sequência, no menu de três pontos no canto superior para habilitar a opção de atualizações automáticas.

 

Conclusão

Como você pode ver, as medidas preventivas para evitar as infecções nos smartphones Android são bem simples, e podem ser adotadas por qualquer tipo de usuário. Tudo vai depender da capacidade do indivíduo em assumir as posturas necessárias para reforçar as defesas do telefone.

E todas essas dicas só vão funcionar de verdade se o usuário adotar a grande dica que funciona para todos os casos: o senso comum.

Ter uma visão mais preventiva e menos propensa a aderir ou aceitar de forma tão irrestrita a qualquer conteúdo ou informação recebida no smartphone é uma das mais eficientes formas de se proteger das infecções de vírus e malwares.

Se você perceber qualquer comportamento ou ação anormal no seu telefone, desconfie. E tome as medidas necessárias para se proteger de um eventual ataque cibernético.


Compartilhe