Truques para você dominar o WhatsApp

Compartilhe

Você está com muito tempo livre por causa da quarentena, e apesar do Telegram ser uma alternativa interessante, o WhatsApp segue mandando no universo de aplicativos de mensagens instantâneas. Por isso, oferecemos nesse post alguns conselhos, dicas e tutoriais para que você possa tirar o máximo proveito de todas as funções do app.

 

 

 

Mantenha a sua privacidade

 

Para evitar que todos (e não apenas os seus contatos) vejam a última hora que você se conectou na plataforma, sua mensagem de status e a sua foto de perfil, vá em Configurações > Ajustes > Conta > Privacidade, e você encontra todas as opções disponíveis para manter o seu relativo anonimato de acordo com o seu gosto.

 

 

 

Bloqueie o acesso à sua conta

 

Se você quer impedir que outras pessoas acessem o seu WhatsApp quando você não está com o smartphone por perto, vá em Configurações > Ajustes > Conta > Privacidade e escolha a última opção, que estabelece o bloqueio com a digital. Dessa forma, só você pode acessar as conversas no seu telefone.

 

 

 

Mude o fundo de tela

 

Dê mais vida para as conversas: vá em Configurações > Ajustes > Chats > Fundo de tela e personalize as conversas com os fundos já incorporados no aplicativo, ou com as suas próprias fotos.

 

 

 

Mude para o modo escuro

 

Uma das funções mais esperadas do WhatsApp, e está disponível. Os usuários do Android 10 e do iOS 13 ou superior podem ativar o modo escuro do WhatsApp nas configurações do sistema operacional do telefone. Já usuários das versões anteriores dos dois sistemas operacionais, no WhatsApp, abra Configurações > Chats > Tema e escolha o modo escuro no Android. No iOS, vá em Configurações > Tela e brilho, e escolha o tema escuro.

 

 

 

Controle o uso de dados

 

O WhatsApp tem um relatório que mostra a atividade e uso de dados em Configurações > Ajustes > Dados e armazenamento > Uso de dados. Ali, você pode reduzir o consumo desativando o download automático de mídias e reduzindo a qualidade de chamadas em Configurações > Ajustes > Dados de armazenamento > downloads autromáticos. Aqui, você pode restringir os downloads multimídia automatizados para as conexões WiFi, ou desativá-los por completo. Também pode reduzir a qualidade de chamadas de voz para ajudar a reduzir o consumo.

 

 

 

Use o WhatsApp a partir do seu computador

 

Primeiro, acesse o site web.whatsapp.com no seu computador. Então, em um smartphone Android, abra o aplicativo do WhatsApp. Abra então Configurações > WhatsApp Web. Aponte a câmera do telefone ao código que aparece na tela do computador no site do WhatsApp Web para escaneá-lo. Feito isso, o WhatsApp e todas as principais funções do aplicativo móvel abre no computador, permitindo o envio de fotos e áudios de voz. No iPhone, o processo é idêntico, com a única diferença na nomenclatura dos comandos: Ajustes > WhatsApp Web. Vale a pena selecionar o item para desativar a sessão quando você fecha a aba do WhatrsApp Web, e você também pode controlar as sessões ativas ou eliminar os acessos rápidos a partir do smartphone, em Configurações > WhatsApp Web.

 

 

 

Exporte e salve as suas conversas

 

Você pode exportar o chat no WhatsApp no segmento Informações de contato (seção Informação de Grupo para os grupos) que mostra o nome do contato, número de telefone, mensagem de status e outros dados. O chat exportado vira um arquivo ZIP que pode ser compartilhado (você pode armazenar as mídias da conversa no arquivo ZIP, permitindo o download posterior das fotos e vídeos daquela conversa, mas é discutível se você deve fazer isso).

 

 

 

Crie cópias de segurança

 

Para isso, acesse Configurações > Ajustes > Chats > Cópias de segurança, onde você pode gerar cópias manuais ou backups automáticos, algo muito recomendável caso o seu telefone sofra de algum problema de perda, roubo, extravio ou dano sério. Normalmente o backup é feito nas primeiras horas da madrugada, que é quando a maioria das pessoas não estão utilizando o smartphone.

 

 

 

Transfira a sua conta do WhatsApp para um novo número

 

Vá em Configurações > Ajustes > Conta > Mudar número, e seguir as instruções do aplicativo. Além de uma medida de segurança, será solicitado os números de telefone antigos e novos para migrar os dados corretamente.

 

 

 

Elimine a sua conta

 

Você pode apagar a conta, mas dificilmente vai apagar o seu rastro. E, ao eliminar a sua conta, você perde todo o histórico de chats e as cópias de segurança na nuvem para sempre. Mas isso não evita que as conversas não fiquem visíveis para nossos contatos, pois as mesmas fazem parte do histórico de chat daquela pessoa. Por outro lado, ao eliminar as contas, você tira das sua vida grupos irritantes, correntes de mensagens e a tonelada de fotos e vídeos que só servem para ocupar memória de armazenamento do dispositivo.

Para isso, vá em Ajustes/Configuração > Conta > Eliminar a minha conta. O app vai solicitar a confirmação do seu número de telefone. Lembrando que você pode voltar a associar o seu número de telefone a uma “nova conta”, o que pode facilitar a vida de quem quer ter um respiro de vez em quando de tanta comunicação com as demais pessoas.


Compartilhe