Compartilhe

Nem todo mundo tem uma boa conexão de internet, o que torna a prática dos downloads via torrent um grande desafio. Mas existem alguns truques para você melhorar a velocidade dos downloads via torrent.

Esse artigo pode mostrar algumas soluções para os problemas mais comuns. E a leitura é mais do que recomendada.

 

 

Use o cabo no lugar do WiFi

É muito mais eficiente para downloads de grande volume utilizar o cabo Ethernet do que a conexão WiFi. Agora, se você não depende tanto da velocidade da conexão, pode seguir com o sinal da rede sem fio.

Porém, se você não pode conectar o computador ao roteador por cabo (uma vez que está em outro local que não é a sua casa), procure um repetidor de sinal que melhora o alcance da rede sem fio.

 

 

Verifique o número de semeadores que tem o torrent

Seed ou semeador é o termo para definir a quantidade de usuários que estão compartilhando o arquivo torrent depois de baixado, permitindo que você pegue os vários fragmentos do mesmo arquivo de vários semadores para um download mais rápido daquele arquivo.

Ou seja, priorize arquivos torrent com muitos seeds ou semeadores, pois será mais fácil fazer o download daquele arquivo. Ordene os resultados da busca dos arquivos para exibir aqueles com mais seeds (o uTorrent pode fazer isso, na aba Trackers).

 

 

Não use o computador enquanto faz o download em torrent

Parece óbvio, mas muita gente se esquece disso. Recomendamos que você deixe o computador livre para o download do arquivo torrent, e sem atividades paralelas (suas madrugadas de sono servem para isso também).

 

 

Dê ao arquivo o máximo de largura de banda

Verifique a largura de banda disponível para o download do arquivo. Por padrão, ele vem como normal, mas você pode indicar a banda máxima de internet par ao download. Também aconselhamos que você use desse recurso apenas em um arquivo em específico, e não em vários. Caso contrário, o download não acontece tão rápido quanto esperado.

 

 

Fique de olho nos limites de velocidade

Para garantir a velocidade desejada para os downloads torrent, no uTorrent (ou outro gestor torrent de sua preferência), vá nas configurações e, depois, no item que faz o ajuste da largura de banda.

Normalmente, o limite vem designado como “0”, ou seja, sem limite de velocidade estabelecido para download e upload. Coloque um número de sua preferência para limitar essa velocidade.

 

 

Verifique o limitador de transferências

Outro problema frequente. Verifique se o seu gestor de torrent está com o limitador de transferências ativado. Se não estiver, ative. Isso vai evitar vários downloads simultâneos.

 

 

Faça que o seu gestor de torrent inicie com o seu PC

É claro que isso pode afetar de alguma forma o desempenho geral do seu PC, mas a grande maioria dos gestores de torrents são programas de tamanho pequeno e baixa influência no sistema operacional. Além disso, outras funções de rede podem ficar comprometidas com esse programa. Por isso, muito cuidado ao utilizar tal recurso.

Para verificar se o seu gestor de torrent está iniciando com o sistema operacional, é só marcar a casa correspondente ao recurso, e pronto: quando você ligar o seu PC, esse programa aparece na bandeja ao lado do relógio.


Compartilhe